quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ocupa Sampa-Palestra (14/11/2011)-O Começo desajeitado da Jornada Libertaria.


Ontém fui ouvir o outro lado da historia do Episódio da invasão truculenta da Policia Militar a reitoria da USP, os relatos dos alunos e de um professor da instituição de ensino.
O professor foi o principal orador dizendo que a luta dos que foram contra o Regime Militar foi a institucionalização dos movimentos sociais e politicos a meta dos antigos rebeldes que hoje estão no poder, e formando o atual status quo.
E minha resposta a esse levantamento pertinente é a seguinte: simplesmente as instituições deles não representam a maioria das pessoas, e as mesmas se mantém através da grande impren$a.
Esse professor também citou Maquiavel com a comparação de Florença da época Dos Medici e a Roma Antiga, sendo a segunda civilização menos sangrenta, comparando com o contexto atual, e o porque de as coisas acontecerem dessa forma incoerente.
Ele também mencionou que Movimentos como o Ocupa Sampa são não-institucionais , e que por isso a grande impren$a se recusa a noticiar as resistencias ao sistema e suas instituições pelo pais, por ferir seus intere$$es mercenarios.
Um pouco antes desse debate conversei com uns caras que conheci na hora, sobre algns assuntos como musica e consumo, ouvi mais do que falei, coloquei minhas opniões.
Depois me surge um aluno da Puc defendendo o projeto de controle a informação que o PT pretende por em prática, que ao meu ver é um desastre a liberdade de expressão, sendo que até as fontes alternativas de informação serão amordaçadas pelo estado, praticamente um Neo-Stalinismo*, com formas a intimidar qualquer critico do governo petista com processos judiciais.
*Neo-Stalinismo: Nova forma da politica paternalista implantada por Josef Stalin na antiga União Soviética.
Aqui no estado de São Paulo há um sucateamento piorado desde o fim dos anos 90, que é a Progressão Continuada, que na pratica se mostra um experimento desastroso, implantada por governantes do PSDB, partido Neoliberal*.
*Neoliberal: modelo econômico que esta causando uma enorme crise global, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Portanto nenhuma instituição nos representa , a solução real, é a Democracia Direta, na qual podemos nos representar, em vez de não ser representados pelos atuais politicos.
Se o governo petista peca em colocar nos ministerios sujeitos de ficha suja, o pesedebista peca tanto quanto colocando figuras que representam o retrocesso a Ditadura Militar.
O Brasil só será um pais livre no dia em que os movimentos independentes tirarem a maioria de seu estado letargico.
E haver a maior revolução que nem a midia possa suprimir com a omi$$ão de fatos.
Para mim tanto o Neo-Stalinismo como o Neo-Liberalismo são duas formas de distopia, que favorecem a uma minoria.
Tanto a esquerda que se dizia progressista, como a direita estão sucateando a educação e dificultando ao maximo o acesso ao conhecimento e a verdade(que deviam fazer parte da cesta básica), sendo que as fontes alternativas são encontradas apenas na internet.
Sendo que o projeto de controle da liberdade de expressão pretendido pelo poderoso PT, será também uma mordaça as fontes apartidarias, o que significa o fim da pouca democracia que se tem por aqui.
Pelo que li fontes da esquerda querem  institucionalizar os atuais movimentos sociais e politicos, ligando-os a seus partidos, o que é inaceitavel, pelo fato dos mesmos serem apartidarios.
A direita age de uma forma a calar esses movimentos, e fingir que está tudo bem, que Geraldo Alckmin é um Gestor Público(imagem falsa criada pela impren$a).
A direita e a esquerda tem o mesmo projeto egoista de se manterem no poder, portanto ambas são execraveis a meus olhos.
As fontes da direita fazem uma lavagem cerebral na cabeça das pessoas com suas noticias manipuladas, feitas na base da preguiça de buscar a verdade.
E como esse professor da USP disse que tinha conflitos entre três grupos sociais(Nobreza, Povo e Plebe) na Florença da época pós-medieval, aqui no Brasil há algo equivalente entre a direita e a esquerda(que são boa parte dos que detém o poder econômico e politico por aqui), e o povo que somos nós, que somos oprimidos e/ou manipulados por essa elite, que tem fome de poder e $, como eles só representam a si e seus financiadores de campanha, temos de nos mobilizar contra esses desmandos.
Para quem ficou assistindo o jogo da seleção contra o Egito, digo que perdeu a chance de pelo menos conhecer a historia que está acontecendo nesse exato instante, ou seja de abrir seus próprios horizontes e de ouvir de quem vivenciou a visão real.

Naquela época queria tanto ser apartidário, me afastando tanto da Direita como da Esquerda, mas hoje acredito que tenho mais afinidade com pensamentos e ações de Esquerda se for me definir hoje, mas não a esquerda partidaria, mas sim uma esquerda apartidaria, sem floreios quem leu meus escritos anteriores sabe da minha afinidade com o Anarquismo.
Tanto o Neoliberalismo(de FHC) quanto o assistencialismo indefinido dos dois ultimos governos(Lula e Dilma) são nefastos.
O Neoliberalismo por dizer para a pessoa que ela pode "subir" na vida, mas não oferecer as condições necessarias, e ainda coloca os mais humildes em condições subalternas ad-eternum, e diz para cada um desenvolver o espirito empreendedor, mas como se temos uma maioria com pouco conhecimento e as escolas públicas estão sucateadas? Certamente há uma desigualdade de oportunidades enorme.
No assistencialismo há uma forma de dominação mesmo que mais bem disfarçada, que leva ao "comodismo",associado também a um pessimismo de achar que não se pode mudar a própria realidade, sou a favor ajudar quem realmente precisa, mas sou contra quem recebe as "Bolsas" sem precisar, a falta de interesse do governo de promover cursos ao povão das "Bolsas", ou seja a dependencia de uma enorme camada da população com relação a permanencia de certo grupo de governantes, e por isso até hoje considero a politica do PT como Neo-Stalinismo misturada com Capitalismo, e o que resulta é a semente de algo desastroso no pais futuramente, se não for substituto por algo melhor.
Progressão Continuada, O Caralho! como disse uma mina da Soga Gakai na Terça-Feira durante a Assembleia Geral Popular, com relação a essa invenção maldita do tucanato.
A Galera do Acampa Ocupa Sampa ficou acampada por 41 dias debaixo do Viaduto do Chá interagindo com a camada mais excluida da sociedade no dia-dia,aquilo foi o primeiro grande exemplo de solidariedade posta em prática, que apenas acompanhei na ocasião.
E como acompanhei com um grande entusiasmo o começo da ascensão do movimento que se inspirou no Occupy Wall Street, e fui ver o primeiro grande foco de resistencia aos desmandos dos políticos, perdeu a força quando parte do pessoal acampado foi para a Praça do Ciclista(na região da Avenida Paulista) e a outra parte ficou debaixo do Viaduto do Chá, foi na dispersão do movimento que residiu o "Calcanhar de Aquiles".
A desinstitucionalização(grande trunfo do Ocupa Sampa) é o caminho de um mundo mais livre, sem entraves burocráticos, sem uma minoria dominadora, onde todos tenham iguais oportunidades de poderem desenvolver seu potencial.
E terminei a nota tirando um sarro de quem assistiu a partida pifia da Seleção que ganhou apertado por 2 a 1 do "poderoso" Egito.
Nessa nota "descasquei" os dois "grandes" partidos que são equivalentes em relação a suas práticas, e os principais culpados são o financiamento de campanha e a manipulação midiática, que leva a maioria ao erro de apenas combater o efeito(a Corrupção), sendo que as causas ficam no sistema com a maioria do grande público as desconhecendo, uma sugestão para as marchas contra a Corrupção, é quem sabe disso tentar transmitir esse entendimento ao maior numero de pessoas possível.
A principio colocaria essa nota do Passado como um tapa-buraco, mas para minha surpresa desenvolvi um texto e tanto em cima desse escrito.
 

 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário