quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comprar, Consumir, Descartar...um ciclo inútil...e inacabavel...

Hoje faz 6 anos que comprei meu discman para curtir um som de MP3 e CD Player, uma conquista e tanto para mim na época, porque fazia 4 ou 5 anos que queria ter um, e só fui conseguir comprar um em 2007, no dia 31 de julho, portanto mantenho o meu até hoje, por ser o simbolo de uma fase da minha vida, na qual tive que me esforçar bastante para ter as coisas, e além do mais um I-Pod ou I-Phone tem limite de espaço,e detesto colocar tudo que preciso em aspecto de diversão num lugar só.
O bombardeio de propaganda para comprar isso, aquilo, aquilo outro, etc. é um saco, se você não comprar coisa tal você não é nada, a midia tradicional fala muito de liberdade de expressão, mas ela através de suas propagandas retira o livre arbitrio das pessoas, eles querem liberdade para oprimir e nos reduzir a meras maquinas de consumo, e o bombardeio é na TV, na Internet, nos Outdoors, num monte de lugar.
Acho ridiculo um sujeito se matar para pagar uma coisa em longas prestações para depois descartar por um artigo mais "moderno" e com melhor acabamento estético, se colocando em infindáveis dividas em nome de modismos, e se aparecer para pessoas nas quais não valem a pena.
Já me falaram de "Livre-Mercado", mas esse conceito só é bom para aqueles que possuem o poder economico, midiático, político, e não para réles mortais como nós, creio que nem para eles, pois o poder tem suas consequências negativas também, pelo simples fato de que ter poder demais leva a um vazio existencial enorme, que se torna um enorme estado de insatisfação, nunca preenchido, além do fator do medo de perder o $, o prestigio, o poder,o medo da violência, de serem roubados(tornando-os invariavelmente inseguros,arrogantes,autoritários), configurando esses males num ciclo vicioso.
O capitalismo leva ao caos, pelo fato de ter pressão por crescimento econômico seguido de inflação, períodos de prosperidade seguidos de penúria, poucos com mais do que precisam e muitos com menos do que precisam.
Os burocratas engravatados apenas dão voltas inuteis em repetidos problemas do sistema, trazendo sofrimento a maioria, muitas vezes desnecessário, por gana de $ e poder.
Estou cheio de me ligarem para empurrar cartão de crédito, para banqueiro e especulador parasita sugarem o meu suor, porque as melhores coisas não podem ser compradas com dinheiro, preciosidades ou algo que os valha, são conquistadas através de nosso caráter.
Esse artigo retoma de alguma forma um texto anterior sobre as Obsolescências que escrevi faz alguns meses.

http://escritosvitais.blogspot.com.br/2013/04/obsolescencias.html


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário