terça-feira, 2 de abril de 2013

Obsolescencias

São estratégias de induzir o individuo a comprar duas vezes ou mais os mesmos artigos de consumo, nem preciso dizer que são práticas antiéticas de grandes corporações visando a redução da vida útil de seus produtos.

Vamos a alguns tipos delas:

Obsolescencia Programada= Que é a jogada de encurtar a vida util dos bens de consumo, com a finalidade de vende-los em larga escala de forma continua, o que acarreta em ferrar o planeta de forma acelerada.
Utilizando componentes irreparáveis e/ ou de baixa qualidade para os produtos serem rapidamente trocados.
As falácias Neo-Liberais são a de que tem de existir, para "girar" a economia, de que há uma "democratização" no consumo com produtos de diversas qualidades, e quem quiser algo que dure que pague mais caro, pois uma matéria-prima de qualidade é mais cara, pelo pressuposto deles tem de ser assim e pronto.
Porém eles não levam em conta a influência da midia no consumo das pessoas, nem o impacto ambiental, nem de que se está fabricando necessidades infinitas num planeta finito, com o consumismo desenfreado.

Exemplo: Uma impresora ter o tempo de uso determinado em 5 anos ou 4000 impressões, ou um Aparelho de Som estragar em 7 anos por determinação do fabricante.

Obsolescencia Perceptiva= É quando você tem um bem de consumo está em pleno funcionamento, mas por conta da moda ficar inferior estéticamente, ou pelo fato de não ser mais a "febre" do momento.

Exemplo: Alguém que tenha um Disc Man desde 2007 funcionando bem, mas que as pessoas dizem para trocar por um i-pod, um i-phone ou algo mais que as propagandas induzirem.

Obsolescencia Técnica= Ela ocorre com o avanço técnológico, também com as mudanças de sistemas operacionais como Windows, Linux, Mac e outros.
Nessa Obsolescencia por exemplo, o suporte a um sistema operacional é "cortado", as peças de reposição e conserto de um aparelho de som considerado antiguado praticamente somem, tornando inviável seu conserto, ou caro demais.

Exemplo: Você tem um cd de jogos antigos da Sega que rodam tranquilamente no Windows 98 e no XP, mas no Windows 7 você ter dificuldades de rodar, inclusive tendo de usar "maquinas virtuais" para contornar o problema.

Algumas soluções para as obsolescencias:

1) O uso de "Maquinas Virtuais" para não ter de se desfazer de seus jogos favoritos.
2)Boicotar produtos que são feitos para durarém pouco.
3)Lidar com calma e firmeza com os que querem que você compre artigos da moda dizendo um enfático:"Não".
4)Se informar por fontes que não visem apenas o lado economico-financeiro da questão.
5)Não Jogar Fora algo que funcione bem, só porque ficou "obsoleto", resistindo firmemente aos apelos indutores do consumismo que a midia em geral tenta te empurrar.
6)Ter um estilo de vida alternativo que despreza a moda e o consumismo desenfreado, que é uma forma de contestação individual, mas que com muitas anarquias individuais, forma-se uma grande mudança ao haver a interação entre pessoas, uma parte dessa solução é inspirada em Henry David Thoreau.



http://www.antinovaordem.com/2012/03/tipos-de-obsolescencia-programada.html(Texto sensato 1)
http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-o-que-e-obsolescencia-programada (Fonte de Aprofundamento)
http://www.youtube.com/watch?v=o0k7UhDpOAo(video bom para quem quer aprender legal sobre Obsolescencia Programada)
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1528(Ponto de Vista Neo-Liberal simplista e irreal)



Nenhum comentário:

Postar um comentário