quarta-feira, 24 de abril de 2013

50% de Comunismo e 50% De Capitalismo: Uma Fusão Possivel?

No domingo a noite esse mesmo camarada que deu a ideia da procrastinação falou de um sistema 50% comunista e 50% capitalista, e a afirmação dele me fez pensar se um mundo assim é possível.
Depois de um pouco de análise constatei que um sistema muito similar a ideia desse camarada existe na Dinamarca, com uma ampla rede de beneficios, na qual até quem tem condições de trabalhar ganha beneficio do governo.
Sendo que lá tem vezes que quem ganha beneficio do Estado ganha mais que quem trabalha, o que é um absurdo, pois o trabalho é a única fonte real de riqueza, que o estado dinamarquês cobra altos impostos.
Tem casos de pessoas com condições de trabalhar, mas que por comodismo preferem receber ajuda do governo.
Uma comuna em nada interessa aos especuladores financeiros, por proporcionar qualidade de vida justa a todos, pois eles vivem da incerteza e do medo alheios, eles vivem da inflação que aflige a todos, portanto um sistema comunista é antagônico ao capitalismo.
Piotr Kropotkin fala em A Conquista Do Pão sobre o modo de vida numa Comuna Anarquista, no qual inexiste um poder central, a auto-gestão dita o modo de produção, ele se preocupa com as necessidades mais básicas de alimentação depois da queda dos detentores do poder economico e político, em primeiro lugar.
Kropotkin fala de uma jornada de trabalho a todos que tenham condições de 5 a 7 horas por dia para produzir o suficiente para a coletivdade ter algum bem-estar, e que somente quem realmente não tiver condições de trabalhar que receba ajuda, e fala sobre torna-lo mais agradável, através da consciência de que é mais digno ser útil(ao contribuir com a Comuna do que ficar no ócio).
Thomas Morus em A Utopia defende uma jornada de trabalho a todos que tenham condições de 6 horas por dia, também condenando o ócio daqueles que tem condições de produzir para o estado, e ficam no ócio.
Morus também defende o valor do trabalho como uma fonte de enobrecimento do ser humano, e só não trabalhar aqueles sem condições mesmo.
Pensei num estado misto ultra-burocrático ineficiente, por conta da alta carga tributária, do excesso de leis, que levam a impunidade dos mais ricos, e uma nova forma de dominação ainda pior que a atual.




Num sistema que misture Comunismo e Capitalismo haveria um obscurantismo midiático ainda maior, com as pessoas desconhecendo a verdade sobre os fatos que ocorrem, com o misto de uma elite financeira com uma burocrática ainda mais perigosa as liberdades individuais e coletivas.
Vejo como mais harmonica a implantação de um sistema 50% Anarquista e 50% Comunista, por levarem em consideração as verdadeiras aspirações humanas, e por eliminar a desigualdade social, e qualquer forma de autoridade, de excesso de leis e de burocracia.


http://economia.ig.com.br/2013-04-23/com-beneficios-sociais-generosos-dinamarca-sofre-com-preguicosos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário