sábado, 13 de abril de 2013

Ciume: Diferentes Pontos De Vista


De acordo com os padrões vigentes, o ciume faz parte do amor, sendo ele natural numa relação, desde que não seja em excesso, e muitas vezes uma prova de maor.
Será que esses dizeres comumente aceitos  são realmente coerentes com a natureza humana ou sentimento de posse ou propriedade privada amorosa?
Emma Goldman em seu artigo Ciume: Causas e Uma Possível Cura  diz que essa  caracteristica não é natural no ser humano, por ser um resultado da imposição da monogâmia nas relações amorosas, ou seja algo artificial.
Ela diz que o ciume é diferente do amor pelo fato da obrigatoriedade da exclusividade amorosa existir como um meio de coerção social, além de ser a representação da propriedade privada.
Emma Goldman dá uma possível solução a esse problema que é o desapego a quem amamos com a consciencia de que ninguém é a propriedade privada de ninguém.
Nelson Rodrigues em A Serpente, aponta o resultado trágico que o ciume pode trazer, nessa peça, as irmãs Guida e Ligia que vivem situações opostas em seus casamentos, Guida vive uma longa lua de mel, e Ligia vive dias de fél sendo deixada de lado até ser largada pelo marido, e querer se matar por ter sido rejeitada.
Quando Ligia está prestes a se matar Guida intervém "emprestando" o marido a irmã por uma noite, mas depois o ciume toma conta de Guida que se vê rejeitada, e o final da última peça de Nelson Rodrigues é realmente trágico, com o ciume enloquecendo Guida por muitos momentos.
Nota De Observação: tenho consciência das diferenças políticas gritantes entre a Emma Goldman e o Nelson Rodrigues, mas farei uma analise profunda sobre as mesmas num artigo futuro.
Minha Opnião: A liberdade é essencial para escolhermos  o que nos faz felizes sem atropelarmos a felicidade alheia.
Há individuos que tem multiplos amores eros, e também há pessoas que se sentem bem com um único amor.
Tanto nas relações abertas como nas tradicionais tem de haver o livre e comum acordo, sem mentiras e incoerências, seguindo com justiça e equilibrio as caracteristicas de cada tipo de relcionamento, ou seja que ninguém seja favorecido ou desfavorecido mais do que a outra parte, não devendo de forma alguma haver uma ditadura patriarcal ou matriarcal, e nem critícas entre "caretões" e "moderninhos".
Cada de nós tem que buscar o autoconhecimento e ver o que é melhor para si sem deixar se levar pelas influências sejam elas do meio social ou da midia.
Tomar consciencia de que se está com uma pessoa que quer estar com você, e não com uma coisa.

http://amoryanarquia.wordpress.com/2012/01/19/ciumes-causas-e-uma-possivel-cura-emma-goldman/
http://www.releituras.com/nelsonr_bio.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário