quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pompéia e Sumaré: Exemplos de Gentrificação

Durante o Feriado fui curtir um Rock'n'Roll na Vila Madalena, porque uma amiga minha me chamou, até ai nada demais.

Mas o que vi da janela de um ônibus da mesma linha que usava para ir e voltar da escola dos 8 aos 10 anos(1993-1995),época que eu morava no Sumaré me impressionou como a Pompéia mudou tanto depois de 16 anos(pois mudei para Barueri no ano 2000), pois vi uma Lanchonete no lugar no lugar da Padaria que existia, e de como a Pizzaria que eu ia com a minha família foi transformada num restaurante sofisticado demais para o meu gosto.

Quando o ônibus passou pelo Sumaré, vi uma acadêmia daquelas badaladas, um salão de cabeleireiro ou barbeiro daqueles bem careiros, e outros serviços aburguesados.

Então minha memória me levou de volta para um sábado no ano passado que estava indo para a Op. Mais Pão Menos Opressão, e tinha passado pela Lapa para dar um rolê, depois disso dei uma passada pelo Sesc Pompéia que continuou o mesmo depois de 9 anos, pelo menos daquela vez que fui.

Passei em frente ao Shopping Pompéia Nobre que estava nas ultimas quando eu morava nas redondezas, e me deparei com ele fechado, e penso que se tornou um lugar inacessível, abandonado e morto metaforicamente.

Quando entre no Shopping Bourbon me senti um estranho no ninho, e da estrutura do Antigo Shopping Matarazzo só restou o Mc Donald's, o outro motivo é pelo fato daquele lugar ter luxos excessivos, mais do que Shopping de Alphaville.

E como a Pompeia e o Sumaré são dois bairros que morei na infância e na adolescência, posso dizer com toda a convicção que perderam o encanto com o tempo e a gentrificação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário