sábado, 4 de junho de 2016

Técnologia e Livre-Mercado: Fomentados pelo Capitalismo?

Já ouvi que o Capitalismo é o sistema que promove a Tecnologia e o Livre-Mercado.Será?

Vamos começar pela tecnologia, que não é mais avançada e nem mais acessível justamente por causa da lógica do lucro( uma criação do Capitalismo), pois os carros automáticos ainda estão em fase de testes, e a energia solar(que é renovável) serem pouco utilizados.

Outro fato que fico me perguntando: Por que não existe internet de qualidade e livre em todos os lugares? A resposta é que a lógica do lucro como papel de geradora da desigualdade social e regional, posterga para o futuro o acesso a informação de diversas partes do mundo.

A lógica do lucro é inerente ao "Mundo" dos Smartphones, os maiores exemplos de Obsolescência Programada e Técnica, por serem fabricados para ficarem desfuncionais em pouco tempo, é muito provável que exista para fazer aparelhos que a bateria dure uma semana cada recarga, e com boa qualidade, mas as grandes corporações preferem utilizar componentes de baixa qualidade, para fazer girar o circulo vicioso da Economia Monetária.

Agora vamos ao Livre-Mercado que é impossível num ambiente centralizador e cuja a Economia Monetária exista e haja a necessidade do acumulo de riquezas, ou seja o Livre-Mercado é Anticapitalista em sua essência e sua origem histórica nos Primeiros Anos do Anarquismo.

Por isso não se pode se falar de Livre-Mercado Capitalista e nem de "Anarco-Capitalismo", pois esse "Frankenstein Ideológico" criado por Murray Rothbard num fusionismo bizarro, e ignorando totalmente o embate Histórico entre Anarquistas e Capitalistas, e um exemplo disso foi a prisão arbitrária, o julgamento e a execução de Nicola Sacco e Bartholomeo Vanzetti em 1926, e outro fato é que Rothbard furtou algumas das idéias de Proudhon e Kevin Carson.

Além desses fatos equiparo o "Livre-Mercado Anarco-Capitalista" ao Comunismo Estatista, na mesma tentativa de fundir Teses Libertárias a Teorias e Práticas Autoritárias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário