quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Meritocracia: A Grande Miragem

A meritocracia é uma ilusão, pois não leva em conta fatores objetivos, privilegiando critérios subjetivos e também questão de sorte, e fundamento essas palavras com as seguintes premissas:

1- Critérios Subjetivos em detrimento da razão, um exemplo disso foi um processo de seleção de estágio que participei quando estava na faculdade, e a pessoa que era responsavel pela escolha não foi com a minha cara, e até me atacou de forma pessoal com algumas indiretas maldosas, mesmo eu não tendo nada a ela, vai entender a cabeça do ser humano, e isso sem contar outras experiências quase tão desagradáveis como essa.

2- A meritocracia é um discurso de quem está por cima e possui os melhores meios disponíveis para se dar bem em qualquer área da vida, e diz conseguir por meios próprios, o que muitas vezes é uma mentira deslavada, pois é a coisa mais fácil do mundo não se colocar no lugar dx outrx.

3- A meritocracia é um golpe de sorte, pois se você agradar as pessoas certas, pode se dar bem, mas tem sempre aquele arrogante que diz que tudo obtido por esforço próprio, e tem medo de admitir que foi pura sorte.

4- A Meritocracia é ineficiente como meio de promover a eficiência, pelo fato de justamente existir os critérios subjetivos como formas de seleção, ou por dizer que quem está no topo, está lá por merecimento e não teve nenhuma, e essa Falácia é impossível de "engolir".

5- A Meritocracia não leva em conta o momento emocional de cada um e nem as condições socioeconômicas das pessoas, pois de acordo com Kropotkin: terão pessoas enfrentando problemas emocionais e limitações de diversas naturezas, e nem sempre se pode produzir, o máximo, e por isso proponho uma frase imortalizada por Kropotkin e Malatesta: De cada qual, segundo a sua capacidade; a cada qual, segundo sua necessidade.


6-É Desonesto falar em igualdade de oportunidades numa sociedade desigual, na qual um individuo criado em berço de ouro tem maiores chances de ser bem sucedido do que os demais.

7- O Acesso a informação ainda é desigual, apesar de a internet ter chegado as camadas populares da sociedade, pelo simples fato de o povão ainda estar aprendendo a usar a internet como ferramenta de aquisição de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário