domingo, 10 de março de 2013

"Anarco-Capitalismo"=Ultra-Liberalismo: Através do Age Of Empires.

A principio pensei em escrever um artigo sobre os males da guerra sobre a economia e as pessoas, mas agora que fiz leituras sobre o controverso "anarco-capitalismo" que o termo mais real é Ultra-Liberalismo como um camarada colocou bem num video do Youtube.
Agora me veio uma ideia mais abrangente sobre o assunto, de colocar a oposição antagônica entre anarquia e capital, pois o movimento anarquista em toda sua história foi anti-capitalista, anti-coercitivo, humanista, e realmente libertário.
O Ages Of Empire é um excelente meio de se saber o que vai acontecer se as ideias Ultra-Liberais forém postas em prática, as cidades privadas, algo que os liberais mais radicais adoram, serão como os feudos da Idade Média e o poder vai para as mãos de quem detem maior poder economico, para o mercado financeiro, que é pior que o estado determinar a vida, a morte, a paz e a guerra.
Nesse você se torna a autoridade maxima de seu feudo, tendo barcos de guerra para derrotar os inimigos, e usar de todos os meios mais frios, para no final, você e seus aliados levarem a vitoria, ou seja os recursos restantes que são escassos.
Quando se está em paz no Age Of Empires assim como na vida real faz-se muito com poucos recursos naturais e minerais, mas quando começa a guerra os gastos aumentam exponencialmente, com a crescente pressão sobre os camponeses(na vida real os simples mortais como nós), nas forças militares que vão a guerra morrer aos montes com o mesmo grau de incerteza do povão.
Os sacerdotes apenas ficam parados de boa convertendo soldados inimigos, e tendo mordomias, por custarém 100 unidades de ouro no jogo.
O dono de uma cidade privada é como um rei , tendo total liberdade de fazer o que bem entende, levado por seu poder, vai querer possuir tudo e todos, e contar com a benevolência e a empatia de um psicopata, é muita ingenuidade, pois no Ultra-Liberalismo, os piscopatas ascenderão ao poder, governando como déspotas abastados e arrogantes.
Para os mortais como nós o "anarco-capitalismo" aumenta a instrumentalização do ser humano, o grau de incerteza quanto ao futuro, consequentemente o medo, além de uma onda de privatizações jogando muitos no desemprego e na sarjeta.
Os monarcas modernos terão liberdade total de satisfazerem até seus desejos mais grotescos, assim como os seus terão direito de posse sobre os feudos modernos(cidades privadas), retirando o direitos dos outros de forma brutal, sem nenhuma punição, se vacilar a culpa recai sobre a vitma, sendo condenada nos tribunais privados com leis feitas pelo dono da cidade de acordo com seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário