quinta-feira, 6 de outubro de 2016

As Duas Esquerdas



O jogo político é mais amplo do que o senso comum supõe(direita x esquerda), pois existem duas esquerdas, duas direitas, e um centro, ou seja pelas minhas contas tem pelo menos cinco players políticos, sendo que quatro deles visam o poder através das eleições e/ou pela coerção.
Vamos começar pelas duas esquerdas, sendo que a esquerda do senso comum acredita nas vias institucionais e reformistas como meios de transformação, formada através de partidos políticos, que dizem visar a diminuição da desigualdade social, diminuir o poder das grandes corporações e do capital sobre a vida dos indivíduos, através das leis e reformas no sistema capitalista, e pela política eleitoral, mas na verdade essa esquerda traiu seu eleitorado e quem mais tivesse um mínimo de esperança no reformismo, pois a mesma se vendeu ao grande capital literalmente ao aceitar financiamento privado de campanha.

A Esquerda reformista em nome da "governabilidade" fez o jogo da direita, ao comprar o apoio de setores Liberais e Conservadores da política, portanto apenas deu continuidade à velha política dando algumas migalhas as camadas mais pobres da população, e verdadeiras fortunas ao sistema financeiro, até mais do que governos de Direita( e Neoliberais), tanto o governo Lula como o de Dilma foram verdadeiras mães para os bancos em 13 anos no poder.

Além desse fato que já é bastante indigesto, a esquerda do senso comum no poder aprovou leis que limitam o direito de manifestação aos movimentos sociais e das pessoas, inclusive ajudando na repressão quando estava no poder, e com militantes do PT aplaudindo a brutal repressão policial aos protestos contra a Copa em 2014.

A imprensa anda dizendo que o PSOL é o futuro de toda a esquerda no Brasil, o que é uma mentira deslavada, pois a esquerda institucional está completamente desmoralizada, e muito enfraquecida até na farsa eleitoral que ela está inserida.

Vamos a Esquerda Libertária, que é horizontalizada, bem mais ativa na sociedade inclusive em ações sociais, debate política constantemente, mesmo votando nulo ou nem indo nos currais eleitorais.
A esquerda de fora do senso comum, luta pela liberdade em todos os aspectos, procurando sempre se aprimorar do ponto de vista coletivo e individual, desconstruindo velhos conceitos e buscando alternativas reais ao Neoliberalismo, nos campos político, social e econômico.

A Esquerda Libertária está nas ruas e na internet alertando sobre a ilusão do sufrágio universal, e enfatizando a importância da construção do Poder Popular e de se aprender e por em prática a Autogestão e a Democracia Direta.

Desde 2014 estamos na luta contra as leis que criminalizam a manifestação dos movimentos sociais da Esquerda em geral, que mesmo assim foram decretadas por um governo que apenas é de esquerda no discurso(Dilma Roussef), pois na prática foi Social Liberal, pelos motivos já citados nesse texto, mas que a esquerda institucional só agora se levanta contra, pelo simples fato de ter perdido o poder.
Aos poucos a Esquerda Libertaria vem criado canais no YouTube, para a difusão de informações reais e precisas do que é Anarquia, Autogestão, para contar a história não contada nos livros didáticos nem por nenhum historiador, o Ocupa YouTube existe justamente para desconstruir ideias enraizadas na sociedade, movimento o qual participo atualmente.

A conclusão que chego é a seguinte:
O PSOL e nenhum Partido é o futuro da Esquerda, pois o futuro somos nós Anarquistas, os Autonomistas, e a galera da New Left(conhecidos como Left-Libs), pois a esquerda do senso comum falhou demais ao ser incoerente com o que prega, está chegando a vez da Esquerda Libertária voltar as ruas com aquele ânimo de 2013 e mostrar seu valor e para que veio.


Se for preciso fazer uma aliança que inclua a Esquerda Reformista, tomar os devidos cuidados para se evitar uma nova União Soviética, e nem as prisões arbitrárias dos nossos, por conta da falta de convicção natural dos partidários, e da tendência deles de formar alianças com o estabilishment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário