sábado, 16 de julho de 2016

Familia e Anarquia

Poucos Anarquistas durante toda a História ou pelo menos nas obras que li, citaram esse assunto, pelo sei apenas Piotr Kropotkin e  Errico Malatesta trataram do tema Familia em alguma obra.

Infelizmente quem mais toca nesse assunto são os Conservadores e a Direita em Geral, bradando de forma retórica a defesa da unidade familiar, mas será que essa turma realmente defende a Família ou apenas privilégios patriarcais e um único modelo de Familia?

Muitos dos que dizem serem defensores da família, na prática fazem o contrário do que pregam, tornando o ambiente familiar um verdadeiro terreno hostil para as esposas e  os filhos, utilizam de todo o tipo de violência seja ela Econômica, Psicológica, e/ ou Física, escorados apenas num falso moralismo.

A Violência Econômica se dá pelo fato do homem impedir por anos e até décadas a mulher de trabalhar, e quando ocorre a separação depois de muito tempo de violência de todo o tipo, o agressor se utiliza da retórica, para não pagar pensão e  adiar continuamente a partilha de bens utilizando-se de manobras jurídicas, pois como sabemos o Judiciário favorece aqueles que tem mais dinheiro e conhecimentos das Leis, pois em situações a mulher e os filhos são altamente prejudicados, e por vezes são privados do mínimo de dignidade humana, na parte material.

A Violência Psicológica se dá através, de xingamentos e ataques pessoais efetuados  pelos  agressores ás vitimas já bastante fragilizadas, e outro meio de se efetuar o mal a harmonia da estrutura se dá pela utilização de Keylloggers e outros programas espiões nos computadores e outros dispositivos eletrônicos usados pelas vítimas, e os agressores procuram inclusive culpar as vitimas por toda a desgraça, inclusive jogando-as umas contra as outras, para continuarem no controle da situação.

A Violência Psicológica também abrange a LGBTfobia, o machismo e a intolerância a ponto de vista fora dos padrões impostos pelo Estabilishment, além da Cultura do estupro e da Cultura da Auto-Afirmação  assuntos nos quais tratei em textos anteriores.

Os efeitos da Violência Psicológica são a Depressão, a Baixa Auto-Estima, Ansiedade  e outras fobias sociais, levando a dificuldades de a pessoa atingida se colocar no mercado de trabalho e obter alguma autonomia.

A Violência Física é a mais evidente das agressões, se dá em casos ainda mais extremos de intolerância de toda a natureza, nos quais muitas vezes terminam em morte.

Também em casos, em que a maldade humana sobrepõe qualquer bom senso ocorre a Violência Sexual, que deixa sequelas muitas vezes permanentes, sendo físicas e/ ou psicológicas.

Essas violências são utilizadas muitas vezes como instrumentos de poder,  ,imposição de valores ,na manutenção de privilégios dos agressores, com relação aos familiares agredidos, ou utilizam a família como bode expiatório de seus problemas profissionais e existenciais mal resolvidos.

Na Minha visão a família é uma parte das relações sociais, que nos acolhe nas horas difíceis, assim como retribuímos esse bem a nossos familiares, sendo o exemplo mais rudimentar de Ajuda Mutua, em caso de unidades familiares saudáveis.

Mas em Unidades Familiares caóticas, existem apenas reproduções dos velhos vícios da Sociedade Hierarquizada e Capitalista que vivemos hoje, como já disse anteriormente nesse texto.

Os Conservadores e a Direita em Geral, partem para o combate aos efeitos, propondo punições pesadas, que chegam até a Castração Química, mas prefiro combater as causas por isso faço nove propostas:

    1)Redução na Jornada de Trabalho de 44 para 30 Horas/Semanais, para diminuir os casos de Alcoolismo e Falta de Tempo, duas das maiores causas da violência dentro das Famílias.

       2) Desconstruir Ideias, através do dialogo e da leitura de diversos assuntos, para se criar um ambiente acolhedor  e de aceitação dentro das Famílias.

      3) A Ampliação de programas de Incentivo a Leitura e a abertura de Bibliotecas, sejam elas Físicas ou Virtuais.

    4) Desmilitarização das Mentes das Pessoas, pois o Militarismo é uma das causas da desagregação familiar.

   5)Internet Livre de 10 Megas(Isenta de Mensalidades), com a finalidade de prover acesso ao conhecimento a todos, pois pessoas com conhecimento e sabedoria evitam fazer mal aos seus semelhantes.

    6)Substituir o Atual Sistema Prussiano de Educação(o qual tem resquícios do Absolutismo) pela Educação Libertária.

    7)Combate ao assédio moral no Ambiente de Trabalho, uma das causas que citei nesse texto, para eliminar a violência no ambiente familiar.

     8)Combater qualquer forma de Preconceito interna e externamente.

Fiz esse texto para abranger o maior numero possível de problemáticas e propostas para solucionar o problema da desagregar e expor as falhas daqueles que se dizem defender a Família como um todo, o que não  é verdade, como podemos ver nesse texto.

E coloquei as minhas seis propostas, para acabar com a acusação de setores mais  conservadores tanto da Esquerda como da Direita, de que nós Anarquistas não temos propostas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário