domingo, 19 de maio de 2013

V de Vingança, Harry Potter e a Tolerância com a Injustiça

Essa semana vi na integra o filme V de Vingança, confesso ter ficado arrepiado, pois o misterioso V disse a Ivy(uma reporter) verdades como:"Um povo não deve temer seu governo", "Roubar de um tirano que explora não é roubo", "Eventos ocorrem de forma a se tornarém um fato consumado", "Artistas usam da mentira para dizerem a verdade".
O Papel da Imprensa nesse filme foi de difamar e calúniar quem se levantasse contra o Governo Opressivo do Reino Unido, que ficou nas mãos de um sujeito Ultra-Conservador, cuja uma das bases de medo é o toque de recolher ao anoitecer.
 Logo no inicio do filme agentes do governo chamados Dedos, vêem Ivy andando a noite nas rua, e a abordam, e tentam violenta-la, mas V aparece e dá uma lição nos meganhas, salvando Ivy de um ataque, levando-a a sua casa, sendo que ela acorda no dia seguinte confusa e com medo de seu salvador, isso a principio, depois ela perde um pouco da paúra , tomando o café da manhã de torrada, ovo e manteiga e então ela diz:"Faz tempo que não como manteiga de verdade, como conseguiu essa manteiga?"
Então V responde:"Peguei do carregamento do Governante", e Ivy diz: "Isso é roubo", V argumenta:"Roubo é o que o governo faz", nessa parte me lembrei de uma celébre frase de Proudhon que é a seguinte: "A Propriedade é um roubo", explico agora o motivo, V quis dizer que o Governo se apropria indevidamente do trabalho do povo, isso me lembra também o Brasil que desde 1500 é saqueado por corruptos de diversas tendências, de "conservadores" a "progressistas", os quais em nada se difrem nas suas práticas nefastas.
Na hora que V diz: "Um povo não deve temer seu governo", significa o povo ter consciencia de sua força frente a coerção do estado, caso discorde e tenha determinação de depor um governo que lhe retire a lberdade.
Qunado V diz que "Eventos ocorrem de forma a se tornarém um fato consumado, é a interdependencia dos acontecimentos que levam a um fim, por exemplo no filme um Dedo mata uma menina que tava pichando um V num cartaz, o efeito é uma massa enfurecida resultando numa sova no agente do governo e numa mentira da imprensa em outros fatos e no efeito final, que é surpresa, vai assistir o filme, pô...
Durante grande parte do filme, o povo encontra-se  "domesticado" e submisso graças a imprensa, isso me lembra o Brasil, no qual parte do povo ainda não acordou sobre as falácias da Midia e dos Partidos Políticos.
Ainda existem pessoas que justificam a Ditadura Militar como contexto histórico necessário, e nem preciso dizer que boa parte delas são da imprensa.
De forma nenhuma uma ditadura ou qualquer outra forma de injustiça deve ser tolerada, caso contrário se cai na distopia.
Em Harry Potter e a Ordem da Fenix o papel da midia é a calúnia ao protagonista assim como em V de Vingança.
Na maior parte do tempo as pessoas do mundo mágico também ficam numa terrível letárgia causada pela Imprensa ligada ao Ministro da Magia, exceto o Pasquim que é a representação mesmo que um pouco fantástica dos sites e blogs da internet colocando a verdade acima de tudo.
Em Harry Potter a educação teórica e autoritária imposta por Umbridge (membro do Minstério da Magia) que intervém de forma errada em Hogwarts, de uma educação mais prática e liberal, ainda há uma hierarquia professor-aluno, um sistema de avaliação por notas, o que distancia a escola da Pedagogia Libertária, mas as aulas aliam melhor teoria e prática.
Umbridge baixa tantas medidas autoritárias, até mesmo Hermione a "Caxias" da turma perde o medo e se propõem a enfrentar o sistema.
O sistema de ensino de Umbridge é similar ao brasileiro, que está falido, decadente, e sem qualidade há décadas, segundo o livro Cuidado! Escola essa decadência vem acontecendo desde 1965, um ano depois do Golpe de 1964, e no mesmo ano da Fundação da Rede Globo de Televisão, apesar dessa publicação ser de 1980, é bastante atual.
E o sistema educacional de Hogwtarts é a representação do sucesso da Finlândia nesse campo.
Harry Potter consegue reverter a situação com a ajuda dos amigos, demonstra o quanto a União é importante para se alcançar um objetivo, lição que o pessoal do Dia do Basta deveria aprender e parar de picuinha com o Mudança Já, só porque o MJ é federalista.
A atitude traiçoeira de Malfoy e outros vilões equivale a dos defensores de qualquer ditadura, também ao pensamento dos Negacionistas e dos mantenedores da injustiça e do Status Quo.
Dumbledore é uma versão surreal e mais bem-sucedida de Trotsky, pelo fato de ter parado uma terrível ditadura de moldes stalinistas.
Por falar em Umbridge, ela é a versão, mesmo que ficticia de Stalin, Hitler, Mussolini, Fidel Castro, Mao-Tsé-Tung, dos Governos Militares da America do Sul, e outros governos autoritários do Mundo, por representar o que há de pior na instituição Estado.
"Artistas usam da mentira para dizerem a verdade" tem o mesmo sentido em V de Vingança e Harry Potter de forma implicita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário