segunda-feira, 13 de maio de 2013

Táticas e Técnicas de Desinformação Parte 2: A Internet.

Por muito tempo o Governo e as grandes corporações ignoraram a internet como uma fonte de informação, mas agora eles viram que a web é uma ferramenta de mudança social e política, tentam a todo custo trazer as pessoas de volta ao estado anterior de submissão , gastando rios de dinheiro para alcançar esse objetivo, e os "duendes da desinformação" entram em campo para fazer o trabalho sujo de atrapalhar fontes alternativas de informação.
Vamos ao Modus Operandi desses serviçais do sistema:
1)Fazer comentários esdruxulos com a finalidade de frustrar e distrair as pessoas.
-Tática fraca na web, pelo fato de haver a impessoalidade, e também o tempo do(s) oponente(s) traçar(em) uma nova estratégia, e se recuperar da leitura de uma falácia é mais do que suficiente.
2)Apresentam-se como defensores de argumentos libertários, mas os distorcem de forma a torna-los ridiculos.
Esse tipo de abordagem tem a meta de denegrir visões libertárias, com distorções grosseiras(até racistas) uma coisa a La Rafinha Bastos de confundir Liberdade de Expressão com boçalidade.
3)Dominam as discussões: Esses individuos costumam se intrometer em debates eficientes para frustrar as pessoas envolvidas e cortar o dialgo entre diferentes visões de mundo.
Não esquecendo de mencionar que eles se utilizam da Falacia do Reducionismo ao Nazismo para por fim a um debate produtivo, e também de visões distorcidas, além da clássica falacia Ad Hominem com os envolvidos num debate.
4)Respostas Pré-Escritas: Nada mais são que os discursos prontos, nessa hora o duende da na cara de como as respostas dele são fabricadas, e de como falta argumentos em contrários consistentes, é muito simples desmascarar um "duende da desinformação", pois ele se utiliza de artigos e escritos de apenas uma fonte, como por exemplo do site Mises.
Digo isso porque passei o link de um video que expoõem a Obsolescencia programada, e o meu oponente num em questão de segundos copia e cola um artigo de Mises, e duvido que ele tenha visto o video do link que passei.
5)Falsa Associação: eles utilizam para associar o advesário a um grupo reprovável e antagônico.
6)Falsa Moderação: A tentativa de levar o debate a um falso centro, ou seja a lugar nenhum, tentando-se conciliar pontos de vista antagônicos num limbo retórico.
7)Argumento Do espantalho: é a tática do telefone sem fio, com a finalidade de associar a oposição a um determinado ponto de vista, mesmo sendo mentir, o obejtivo é distorcer a opinião do oponente.
Equivale as intrigas corporativas de isolar um rival dentro da empresa, e nem preciso dizer que é danoso.

Algumas vezes conseguem, e a maioria das vitórias dos "Duendes da Desinformação" se dão através da sexta técnica, por apresentar um aparente ponto de equilibrio, mesmo sendo ele apenas retórico.
E a técnica que os expoõem mais é a numero 4, pelo fato de eles consguirem responder com uma rapidez suspeita, e com links de fontes de "verdades únicas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário