quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CD Versus Pen Drive

Hoje perdi muitos dados importantes que coloquei num pen drive e meu estado de espirito variou entre a frustração e a resignação, pois esses dados são irrecuperaveis, mas enfim, sempre defendi o backup em cd, por ser mais seguro, diminuindo o risco de perdas e virus no caso...
O Pen Drive não é totalmente  inútil, pois nele dá pra copiar arquivos de menor relevancia, por ser um tipo de backup mais rapido, porém se for pra dados de real importancia, não recomendo, pois o risco de o arquivo ficar corrompido ou inacessavel é grande nesse dispositivo, além do mais um pen drive assim como um HD externo centraliza toda a informação de backup num único lugar, o que representa um grande risco de perda de dados e de haver algum virus ou malware por exemplo.
O CD descentraliza o Backup reduzindo riscos de perdas e de haver algum virus ou malware, por exemplo,
mas a organização dos cds e dvd's de backup deve ser bem feita facilitando na hora de encontrar o que se quer posteriormente.
Creio que os Pen Drives estão começando a enfrentar problemas similares aos dos disquetes no inicio da década passada, como instabilidade para manater dados, mesmo assim são bastante utilizados por sua aparente praticidade e economia, porém tenho minhas duvidas depois desse episódio de hoje.
Muitos irão me "cornetar" dizendo o contrário, falando que estou nos Anos 90, que sou Arcaico, mas digo aos "moderninhos" de plantão sou prudente e cauteloso com os meus backups.
Um backup em cd dura anos, duvido que um backup num pen drive dure mais que num cd, pois num pen drive geralmente vai a informação descartavel.
É mais facil encontrar nas lembranças algo uma informação para um cd, do que se um pen drive estivesse nessas mesmas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário