sábado, 13 de agosto de 2016

Trabalho X Capital


O Trabalho não pode fluir de forma plena pelo fato de haver concentração do conhecimento, competição, intrigas e medo no ambiente laboral, causando em primeiro lugar ineficiência e burocratização na divisão das tarefas, e um individualismo excessivo nas pessoas, que desenvolvem de forma artificial nos instintos de sobrevivência algo contrário a empatia, além de provocar atrasos na execução da tarefa em si.

A Competição e a retenção do conhecimento ocorrem por conta do medo do Desemprego, um mecanismo cruel do Capitalismo, eficiente em desagregar as pessoas, e reproduzir no inconsciente coletivo e no de cada individuo, a busca do poder para simplesmente se “proteger” de seu semelhante, ou literalmente para alimentar o próprio narcisismo.

Nisso entra a Lógica do Lucro, que é justamente a ganância do patronato que vê o trabalhador como um custo a ser minimizado, e se possível eliminado, e em qualquer livro de Economia e Contabilidade Gerencial nós somos tratados como meros dispêndios, o mesmo tratamento dispensado por  Liberais e Ultra-Liberais , sendo que na verdade o trabalho é a única forma de produzir riqueza.

Portanto a Lógica do Lucro somada ao Mecanismo Capitalista do Desemprego ( excesso de mão de obra) acaba-se criando um ambiente propício para o medo e a padronização do comportamento humano, e quem não seguir a Ditadura Corporativa corre sério risco de ser excluído do ambiente social laboral e de ser alvo de intrigas e fofocas nos corredores da empresa, e de ter sentimentos de não-pertencimento durante maior parte da semana, desenvolvendo Depressão, Ansiedade, e outros problemas psicológicos, e por incrível que pareça tem gente falando de Liberdade e Pluralidade no Capitalismo, não sei se rio ou se fico uma fera.

As Empresas Capitalistas  apenas  reproduzem  o  Centralismo Estatista, por permitirem concentração de conhecimento, e consequentemente, a burocratização do trabalho, provocando longas jornadas laborais, e outros problemas que já citei acima, portanto a burguesia e seus bajuladores(Liberais, Ultra Liberais , Conservadores, e a Direita em Geral), são inaptos para encontrarem a solução, assim como a Esquerda Partidária, pelo fato de a mesma já ter se vendido a grupo reacionários, para se manter no poder.

Um Fato que me deixa bastante irritado é o fato de haver muitos setores da Classe Média defenderem o Neoliberalismo, mesmo sendo seriamente atingidos de forma negativa pela medidas liberais, com o empobrecimento e apertos financeiros causados por “Flexibilizações” das Relações de Trabalho, ou seja há uma falta de consciência de classe por parte dos setores intermediários da sociedade.
Proponho algumas soluções:

1)      A Classe Média botar na cabeça que não faz parte da Elite, mas sim do proletariado, mesmo  tendo Diploma de Faculdade.

2)      As pessoas estudarem um pouco que seja de Economia e Contabilidade, e verão como os Pensadores Liberais, Neoliberais e Ultra Liberais as tratam simplesmente como Custos(Pessoal de Fábrica) e Despesas(Pessoal Administrativo), ou seja como meros números e não como elas realmente são(seres humanos com emoções e necessidades).

3)      O mundo não se baseia apenas em planilhas, mas também em empatia, qualidade de vida, e outros fatores que não podem ser medidos por índices, planilhas e outros relatórios econômico-financeiros, portanto proponho mais empatia.

4)       Oposição ferrenha aos planos do atual governo de eliminar Direitos Trabalhistas, conquistados a custas de sangue, lagrimas e mortes, evitando-se assim a destruição de algo que levou quase um século para conquistar, em questão de meses.







Nenhum comentário:

Postar um comentário