terça-feira, 9 de agosto de 2016

A Inutilidade Do Luxo

O Luxo nada mais é do que o excedente ao necessário para vivermos bem, ou seja é o irmão da Mais-Valia, por ambos gerarem desigualdade social e apropriação do produto do trabalho alheio, por violarem o Caminho do Meio, pelo fato do haver excesso de conforto.

O Luxo se origina do crescente consumismo, causado pela insatisfação, plantada pelo sistema Capitalista, através do bombardeio de propagandas, e da venda de padrões de vida “prósperos”, que na verdade induzem ao endividamento e a um constante estado de estresse e angústia.

Sério, na minha visão , o luxo também é um auto mimo excessivo, que leva a auto infantilização e busca cega por status, traz consigo obrigações excessivas tanto sociais como profissionais, além de brigas familiares desnecessárias, e o distanciamento em amizades, além de o luxo ser primo do Darwinismo Social, por hierarquizar as relações sociais, distanciando as pessoas, favorecendo a agenda Neoliberal e Golpista do Sistema.

O Luxo eleva as expectativas de forma excessiva, levando a uma depressão mal disfarçada expressada no olhar “blasé”, pois muitas vezes as mesmas não são alcançadas, e quem tem esse mal como meta e estilo de vida, degenera sua visão de mundo em críticas “ácidas” e irônicas, e os alvos acabam sendo aqueles que realmente se importam com essas pessoas, principais aquelas pessoas que não buscam obsessivamente como elas, status e dinheiro.

Outro sintoma identificável em viciados em luxo, são os elevados gastos com itens supérfluos, e padrões de vidas insustentáveis, que como eu disse no começo do texto levam ao endividamento desnecessário.


Esse comportamento degenerado pode levar a destruição do planeta, e as capsulas de café, por exemplo, podem causar grande impacto ambiental, tanto que foram proibidas em Hamburgo na Alemanha, sou contra o proibicionismo,  mas sim a favor do bom senso, mas como as elites não estão nem ai para a preservação dos recursos naturais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário