quarta-feira, 23 de julho de 2014

Harry Potter e outras Semelhanças Surpreendentes com o Mundo Real

Os livros da série Harry Potter escritos por J.K. Rowling, em especial no último enredo da série(As Reliquias Da Morte), pois os perigos e problemas enfrentados pelo bruxo e seus amigos na história, podem ser metaforas de situações da vida real, assim como os personagens,alguns exemplos, Sirius Black tem um visual que lembra o Anarquista Mikhail Bakunin, assim como suas atitudes são extremamente anarquizadas, e também ele tem outra caracteristica marcante coincidente com muitos anarquistas da vida real é a perseguição implacavel e injustificada das autoridades, e assim como o anarquista russo a familia dele perdeu praticamente todos os bens e as pompas de nobreza.
Outros exemplos são Hermione que pode ser a representação de feministas como Emma Goldman, Simone De Beauvoir, Maria Lacerda de Moura, e muitas outras, e Tonks acho que foi construida com o mesmo temperamento forte da Emma Goldman.
Suspeito que Dumbledore foi composto a imagem e semelhança de Karl Marx sem os vicios do similar da vida real, ou seja talvez de uma forma implicita J.K. Rowling imaginou como seria se Marx tivesse tido uma atitude mais transigente com Bakunin e outros anarquistas.
O próprio protagonista tem uma atitude completamente anárquica e solidária diante da vida, fazendo frente a Voldemort e os Comensais da Morte com coragem e determinação, sendo uma representação ficticia de todo o Movimento Antifascista, sempre tem solução para problemas aparentemente sem solução.
O Profeta Diario é a representação ficticia de toda a velha midia corporativa, sendo um meio de manipulação em massa, e o mundo mágico a representação da grande parte da sociedade que desconhece os fatos reais, apenas da forma apresentada pelos meios de comunicação de massa.
O Ministério da Magia como eu disse acima, representa o governo, que faz muitas besteiras, e toma atitudes autoritárias, assim como o da vida real, praticando injustiças por muitas vezes, por vezes tendo que se retratar por diversas e não fazendo-o por muitas vezes também.
Voldemort e os Comensais da Morte são representações metafóricas da Extrema-Direita, com todas as contradições e erros crassos de lógica e de humanismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário