terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Segredo Mortal: O Capital e o Estado

Essa obra do Escrito Robert Ludlum é um livro sobre espionagem, no qual um professor universitário chamado James Matlock a principio tem a missão de ajudar o FBI em desmantelar uma organização criminosa chamada Nimrod.
Conforme ele conduz as investigações, vai descobrindo que as coisas não são como parecem,e pessoas nas quais achava acima de qualquer suspeita, encontram-se envolvidas até a alma com Nimrod numa dependência psicológica, física e financeira com relação a Organização.
Os perigos são crescentes a cada nova descoberta de Matlock, inclusive a namorada dele(Pat) acaba envolvida nesse jogo sem querer.
Inclusive ele até contrata detetives particulares para protegerem Pat, pois Matlock não confia nada na Policia...
Ele não pode confiar no FBI por também o estar perseguindo, apesar de tê-lo "escalado" para espionar Nimrod, acusando-o de crimes não cometidos por ele.
Nimrod é a representação do Capital nesse romance, por representar como já disse antes , o dominio sobre as necessidades dos mais fragilizados, através da construção de uma relação de medo e dependência., pois Nimrod não tem piedade nem compaixão assim como certas corporações, pois na ficção Nimrod conta com a complacência da Policia de Carlylie, um paralelo com o conluio entre o PIG e a Repressão do Estado.
Nimrod em última análise é a representação do Ultra-Liberalismo("Anarco-Capitalismo"), por representar a busca desenfreada e irresponsável por dinheiro e poder, por ser anômia* e algo próximo da Monarquia ao mesmo tempo.
*Anomia: Ausência total de regras, e a única lei que reina nesse tipo de sociedade é a Lei do Mais Forte.
Nimrod também pode representar o Stalinismo, por ser impiedosa e sangrenta, acredito que esse seja o paralelo mais provavelmente feito pelo autor, por conta de esse livro ter sido escrito na década de 1970 ainda na Guerra Fria.
Em resumo Nimrod é a representação máxima da força coercitiva oculta e temida de Grandes Corporações.

 Download de Segredo Mortal de Robert Lundlum

Explicação Detalhada Sobre o Conceito de Anomia







Nenhum comentário:

Postar um comentário