domingo, 6 de dezembro de 2015

Autogestão e Livre-Mercado:Opostos?

Se Fosse há alguns meses atrás eu diria que sim, mas agora que tomei conhecimento do Libertarianismo de Esquerda e do Mutualismo digo que não.
Porque digo que a Autogestão e o Livre-Mercado são irmãos semelhantes? Pois o Mutualismo(a Primeira Forma de Anarquismo na História datado da segunda metade do século XIX), pelo que entendo a autogestão( a classe trabalhadora tendo sua justa parcela na distribuição dos lucros e na posse dos meios de produção) e o Livre-Mercado(que é justamente a competição para se oferecer o melhor para as partes envolvidas(trabalhadores e comunidades envolvidas no processo produtivo).
Livre-Mercado erroneamente associado ao Capitalismo selvagem e a ampliação do lado predatório das Grandes Corporações, do Sistema Monetário e também nas relações de trabalho.
O Livre Mercado não existe se não for precedido da Autogestão, por representar mercados libertos do julgo do capitalismo, explicando em outras palavras o mercado como sinônimo de trocas livres e sem qualquer regulamentação governamental ou meio de favorecimento de poucos como ocorre hoje, e isso só vai ocorrer com uma classe trabalhadora livre e independente produzindo em seus próprios meios de produção e recebendo a justa parcela de seu trabalho suprindo as necessidades de cada individuo, e além do mais no Livre-Mercado acaba o monopólio do dinheiro como única forma de troca e moeda.
Em resumo o Comunismo Pleno(Anarquia) em nada se opõem ao Livre-Mercado muito pelo contrário o incentiva para as pessoas serem livres e independentes, não importando seus perfis de personalidade, pois numa sociedade sem hierarquias sejam elas políticas e/ ou econômicas, todos devem ter as mesmas oportunidades sem a falácia da meritocracia.
A seguir um vídeo sobre o que é Mutualismo:

Outras Fontes:
http://aesquerdalibertaria.blogspot.com.br/2014/06/sobre-o-livre-mercado-anti-capitalista.html
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/03/249340.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário