quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Transporte:Nada de Estatização ou Livre Mercado, Autogestão é Solução.

Tarifa zero no busão é utópica, porque pagamos de alguma forma o busão que usamos seja através dos impostos e/ ou das tarifas, porque com a reestatização o governo toma conta e os ônibus voltam a ser as mesmas sucatas que eram até 1994, com as planilhas sendo publicadas, mas com modelos de difícil entendimento e escondidas nos jornais de grande circulação, e isso sem contar uma péssima qualidade do transporte, assim como acontece na saúde, na educação e em outras áreas geridas pelo estado, e isso sem contar casos de corrupção e desvio de recursos públicos ocorreriam com maior frequência, ou seja o cenário ideal para parte da esquerda não funcionaria na vida real.
Deixar a "mão invisível" do mercado resolver o assunto também não é uma boa ideia, por questões concorrenciais e estratégicas as empresas competidoras num "livre mercado ideal"  jamais publicariam as planilhas de custos, podendo haver possibilidade de cartéis, oligopólios, fusões,etc. que podem interferir nos preços, a iniciativa privada visa o lucro e a propriedade privada acima da dignidade humana, portanto a probabilidade de um cenário ideal para os liberais não funcionar na vida real também é enorme, pois haveriam empresas que colocariam ônibus pé de boi nas ruas para terem uma maior margem de lucro, por exemplo.
Como o ser humano tem uma tendência de defender os próprios interesses, apenas os interessados diretos, ou seja apenas nós reles mortais queremos um transporte bom e barato, ou seja o único jeito de haver melhorias nessa área que nos afeta diretamente todo o dia, chama-se autogestão, ou seja cooperativas sem finalidade lucrativa,tornam o transporte coletivo mais barato, inclusive com a publicação de planilhas de fácil entendimento mensalmente,sendo disponibilizadas para quem quiser ver, trazendo maior transparência ao processo, ou seja o excedente financeiro é investido para melhorias na qualidade do transporte, e não vai para o bolso de nenhum político ou magnata.
Inclusive quem quiser pode livremente participar de reuniões periódicas para dar sugestões, fazer reclamações e propor aprimoramentos.
Exemplo de autogestão no Brasil que funciona bem é a OP. Mais Pão Menos Opressão, que consegue unir as pessoas em torno de um objetivo em comum, que é ajudar os mais necessitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário