Deixar a "mão invisível" do mercado resolver o assunto também não é uma boa ideia, por questões concorrenciais e estratégicas as empresas competidoras num "livre mercado ideal" jamais publicariam as planilhas de custos, podendo haver possibilidade de cartéis, oligopólios, fusões,etc. que podem interferir nos preços, a iniciativa privada visa o lucro e a propriedade privada acima da dignidade humana, portanto a probabilidade de um cenário ideal para os liberais não funcionar na vida real também é enorme, pois haveriam empresas que colocariam ônibus pé de boi nas ruas para terem uma maior margem de lucro, por exemplo.
Como o ser humano tem uma tendência de defender os próprios interesses, apenas os interessados diretos, ou seja apenas nós reles mortais queremos um transporte bom e barato, ou seja o único jeito de haver melhorias nessa área que nos afeta diretamente todo o dia, chama-se autogestão, ou seja cooperativas sem finalidade lucrativa,tornam o transporte coletivo mais barato, inclusive com a publicação de planilhas de fácil entendimento mensalmente,sendo disponibilizadas para quem quiser ver, trazendo maior transparência ao processo, ou seja o excedente financeiro é investido para melhorias na qualidade do transporte, e não vai para o bolso de nenhum político ou magnata.
Inclusive quem quiser pode livremente participar de reuniões periódicas para dar sugestões, fazer reclamações e propor aprimoramentos.
Exemplo de autogestão no Brasil que funciona bem é a OP. Mais Pão Menos Opressão, que consegue unir as pessoas em torno de um objetivo em comum, que é ajudar os mais necessitados.
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