terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Inutilidade do Voto e Das Eleições


Vou começar pelo ano de 2006, quando entrei no jogo das eleições, lembro de quem votei para presidente naquele ano que fui manipulado pela Veja, com a ideia de "voto consciente", e votei nos "menos piores", naquela época eu era ingenuo politicamente, e a ultima vez que votei em alguém foi em 2008, nas eleições municipais da cidade que moro.

Em 2010, votei nulo, apesar de ainda ter resquícios da ingenuidade e eu estava sendo manipulado pelo anti-petismo e anti-comunismo da mídia corporativista, eu torci contra a eleição de Dilma Roussef(que foi qualquer coisa, menos comunista), e como disse num texto anterior naqueles tempos eu tinha uma espécie de Liberalismo Militarizado misturado com criticas ao sistema(eu era um Frankenstein Ideológico).

Eu não pensava que as eleições contradizem a liberdade como um todo, e nem tinha ideia de que a obrigatoriedade do voto é uma forma de coerção, ou mesmo que os partidos políticos são variações do absolutismo e do parasitismo.

Mas finalmente em 2012, comecei a estudar e adotar o Anarquismo como ideologia e filosofia de vida, votei nulo dessa vez de forma consciente, sem o fundo anti-petista de 2010, mas sim vendo o sistema de forma mais ampla e realista, de que os partidos nada mais são formas de absolutismo, de que os políticos tanto de esquerda como de direita apenas manipulam as pessoas, me coloquei a favor do Voto Facultativo naquele ano.

Em 2014, nesse mesmo blog fiz uma análise de A Ilusão do Sufrágio Universal de Mikhail Bakunin que segue no link a seguir:

http://escritosvitais.blogspot.com.br/2014/10/a-ilusao-do-sufragio-universal-de.html

Hoje vejo o sistema eleitoral como uma grande enrolação contra o povo, uma forma de a alta burguesia manter seus privilégios, por conta dos financiamentos de campanha feitos por bancos, empreiteiras e grandes corporações para obterem favores em troca de terem bancado o circo eleitoral(que faz muito apelo a emoção em detrimento da razão), e os políticos por apenas buscarem o poder nunca vão fazer nada pelas pessoas, apenas vão cinicamente prometer sem cumprir, e pouco importa se o partido seja de Esquerda ou Direita, a Mentalidade Plutocrática é a mesma.

Pois o Poder e a autoridade em si não tem nenhuma natureza construtora, mas sim uma dose destrutiva de psicopatia, ganância, e hipocrisia.

Portanto Votar Nulo(se o Curral Eleitoral for a 100 metros de casa), ou Não Votar(é melhor transar, jogar truco, fazer um feitiço,comer uma coxinha, jogar bola, qualquer coisa é melhor que ir votar).












quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Meritocracia: A Grande Miragem

A meritocracia é uma ilusão, pois não leva em conta fatores objetivos, privilegiando critérios subjetivos e também questão de sorte, e fundamento essas palavras com as seguintes premissas:

1- Critérios Subjetivos em detrimento da razão, um exemplo disso foi um processo de seleção de estágio que participei quando estava na faculdade, e a pessoa que era responsavel pela escolha não foi com a minha cara, e até me atacou de forma pessoal com algumas indiretas maldosas, mesmo eu não tendo nada a ela, vai entender a cabeça do ser humano, e isso sem contar outras experiências quase tão desagradáveis como essa.

2- A meritocracia é um discurso de quem está por cima e possui os melhores meios disponíveis para se dar bem em qualquer área da vida, e diz conseguir por meios próprios, o que muitas vezes é uma mentira deslavada, pois é a coisa mais fácil do mundo não se colocar no lugar dx outrx.

3- A meritocracia é um golpe de sorte, pois se você agradar as pessoas certas, pode se dar bem, mas tem sempre aquele arrogante que diz que tudo obtido por esforço próprio, e tem medo de admitir que foi pura sorte.

4- A Meritocracia é ineficiente como meio de promover a eficiência, pelo fato de justamente existir os critérios subjetivos como formas de seleção, ou por dizer que quem está no topo, está lá por merecimento e não teve nenhuma, e essa Falácia é impossível de "engolir".

5- A Meritocracia não leva em conta o momento emocional de cada um e nem as condições socioeconômicas das pessoas, pois de acordo com Kropotkin: terão pessoas enfrentando problemas emocionais e limitações de diversas naturezas, e nem sempre se pode produzir, o máximo, e por isso proponho uma frase imortalizada por Kropotkin e Malatesta: De cada qual, segundo a sua capacidade; a cada qual, segundo sua necessidade.


6-É Desonesto falar em igualdade de oportunidades numa sociedade desigual, na qual um individuo criado em berço de ouro tem maiores chances de ser bem sucedido do que os demais.

7- O Acesso a informação ainda é desigual, apesar de a internet ter chegado as camadas populares da sociedade, pelo simples fato de o povão ainda estar aprendendo a usar a internet como ferramenta de aquisição de conhecimento.

sábado, 17 de setembro de 2016

5 Exemplos de Frankeinsteins Ideológicos

"Comunismo" Estatista

É um Frankenstein ideológico por ter tentado fundir o Comunismo com Estado, algo que só poderia dar errado, bem que Bakunin avisou sobre isso algumas décadas antes.

E o "Comunismo" Estatista pelas teses de Lenin, acabou incorporando um de produção Capitalista, um caminho altamente contraditório para se alcançar o Comunismo Pleno, o que acabou levando ao Capitalismo de Estado, constatado por Rudolf Rocker em sua obra "A Traição aos Soviétes Pelos Bolcheviques", pois a opressão imposta a Anarquistas, Socialistas com idéias não alinhadas as do Partido "Comunista" Soviético(que de soviético não tem nada, por Lenin e Trotsky terem desestruturado os soviétes), além de prejuízos a classe trabalhadora.

E com Stalin as coisas ficaram ainda piores, pois o ditador aplicou alguns princípios do Fascismo, como Nacionalismo, Ufanismo, Eliminação de quem discordasse da "Ditadura do Proletário"(pois qualquer forma de imposição é Fascismo), e isso sem contar o aumento da centralização da ações na figura do estado(outra característica em comum com o Fascismo), sendo inclusive confundível também com outros regimes ditatoriais dentro do sistema capitalista, portanto o "Comunismo" implantado na União Soviética não passa de um "Capitalismo Pintado de Vermelho"(botado em prática por partidos de esquerda como PT e PSOL), e por mais que Thomas Morus fosse bem intencionado em A Utopia, acabou ajudando a criar um Frankentein Ideológico Post-Mortem.

Portanto posso afirmar que Lenin,Trotsky e Stalin foram os maiores Anti-Comunistas da história, por justamente de acordo com o meu ponto de vista terem sabotado a reputação da palavra Comunismo.

"Anarco-Capitalismo"

Uma bizarrice política sem tamanho, pois vamos começar pelo "Anarco-Capitalismo", Anarco vem de Anarquismo(Sociedade Autogestionária, Propriedade Coletiva, de Uso e Ocupação dos Meios de Sobrevivência, Sem Coerção, Sem Hierarquias, Formada por Comunas Independentes, de Economia Não-Monetária, uma Sociedade na qual a Solidariedade Prevalece sobre o Materialismo, e Antiestatista), Capitalismo(Estatismo, Defesa da Propriedade Privada,Economia Monetária, Crescimento Infinito num Planeta com Recursos Finitos, Sociedade Consumista,Hierarquizada, e Baseada na Coerção).

Agora parto para as partes que os Ancaps colaram toscamente do Mutualismo:

-Livre-Mercado:ou seja na tese original serve para beneficiar as pessoas com preços decrescentes e supressão gradativa do dinheiro até sua completa inutilidade, sendo que os Ancaps confundiram essa tese com retórica para destruir a qualidade de vida da classe trabalhadora.

-Visão Anti-Copyright: como alguém pode defender a Propriedade Privada ao mesmo tempo que é contra a Propriedade Intelectual(uma forma de propriedade privada)? Contradição Detectada logo de cara, e uma explicação possível é que eles colaram sem saber o que estavam fazendo, ou também por indignação seletiva.

-Livres-Acordos: como podem haver Livres-Acordos numa sociedade hierarquizada e desigual economicamente e de meios de trabalho? Impossível, e provavelmente ocorreu uma colagem aleatória como no item anterior.

E finalmente para a Contradição Maior que comprova que o "Anarco-Capitalismo" é estatista:

-Existência de Partidos Políticos "Anarco-Capitalistas": Pois pelo que vi em um livro de Rothbard, o vejo saltitante com a existência do Partido "Libertário" Estadunidense, sendo que existem equivalentes no Brasil como o Liber e o Partido Novo, por ser algo que viola qualquer principio libertário, e além do mais nós anarquistas temos asco das vias institucionais.

Conservadorismo

O Conservadorismo é um Frankenstein Ideológico por dizer que:

-Ser Favorável a Família, mas fazer vista grossa a Intolerância,a Violência Doméstica, as Culturas do Estupro e da Autoafirmação.

-A Favor do Porte de Armas, mas apenas para a elite.

-Favorável ao Livre-Mercado, mas defender o Capitalismo e o Status Quo.

-Defender a vida, mas a apenas a do feto, por pouco se importar com o bem-estar da mulher e da crianças depois do nascimento e nos anos seguintes. (Peço desculpas as feministas por acidentalmente invadir o espaço de fala delas, mas preciso desse argumento para quebrar os reaças!)

-Contra a Corrupção, mas faz vista grossa para o Político de Direita/Conservador que rouba, só se indignação com a corrupção de governos de esquerda.

-A Favor de um meio social mais humanizado, mas nada propor nessa direção.

-Defender a Paz, mas ter uma mentalidade militarizada.

-Contra a CLT, mas não vejo nenhum conservador abrindo mão dos direitos trabalhistas.



Teologia da Prosperidade:

Coloco na minha pequena lista de exemplos de Franskensteins Ideológicos, por defender a riqueza como meio de salvação espiritual dentro do Crsitianismo, algo contrário ao que Jesus Cristo pregou e viveu, pois um dos primeiros anarquistas da história, foi alguém humilde, que teve um estilo de vida frugal, não dando importância para ao luxo e a riqueza como os pastores pentescostais fazem hoje em dia.

Tanto que Cristo nos ensinou a dividir o pão e a sermos humildes, além de nos ter alertado sobre a vinda de falsos profetas(algo que lembro das aulas de catequese que tive entre os dez e os anos de idade), nem preciso dizer que esses pastores bilionários são hereges.

E Liev Tolstoi botou em prática os princípios Cristãos e Libertários, apesar de ter relutado em ser chamado de Anarquista, pois a partir 65 anos escreveu seus últimos livros baseados em Escrituras Cristãs e Príncipios Anarquistas, ou seja sem qualquer interferência externa de qualquer membro da Igreja Ortodoxa, a qual Tolstoi criticou duramente.

Portanto posso afirmar que se Jesus Cristo ou Liev Tolstoi voltasse ao mundo de hoje, veria como os pastores que buscam o lucro são heréges.


Neoliberalismo

A Bizarrice Ideológica Neoliberal se da nas seguintes contradições:

-Pelo fato de os Neoliberais dizerem defender o Livre Comercio e o Empreendedorismo, mas fazerem vista grossa para a truculência do estado com os vendedores ambulantes, por exemplo.

-Os Neoliberais reclamam do peso do estado, mas quando alguém propõem qualquer mudança no quadro, eles partem para uma defesa inflamada do estado, claro que sempre pendendo para a defesa dos interesses da Burguesia.

-Por ser uma tese que se diz neutra e de centro, mas se pararmos para analisar, não há nada de centrismo, ou neutro, no atual sistema socio-economico, que serve apenas para manter privilégios de alguns, e a eterna luta pelo sustento por parte da maioria das pessoas.

-No Neoliberalismo, há Privatização dos Lucros e uma Socialização dos Prejuízos.

-Há uma vista grossa para o voto obrigatório(uma forma de coerção), que muitos dizem ser democrático, mas que para mim é uma forma de tirania.

-Os Neoliberais dizem defender a Liberdade, mas fazem vista grossa a prisões arbitrárias contra manifestantes por simplesmente se oporem ao Status Quo, e eles se desesperam com algumas vidraças de banco quebradas.

-Crescimento Econômico Inifinito num Planeta com Recursos Naturais Finitos.






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Sou um Misfit(Inadaptado)



Sou um Misfit...
Por Acreditar numa Religião Diferente...
E não tenho a companhia de pessoas do meu meio religioso...
Sou um Misfit...
Por amar o Rock'n'Roll tão intensamente em toda a sua extensão...
E não ter ninguém pra compartilhar...

Ter Alguém pra autenticar as minhas ideias e os meus ideiais...
Uma Mente Aberta pra transmitir o Prajna(Sabedoria)...
E Também me criticar quando eu eu tiver errado...

Eu tenho uma sensação de abandono...apertando o meu peito...
Pois a vida levou embora os grandes amigos...
Me castigou...
Me tirando uma mina da qual não consigo esquecer...tô pirando...

Sou um Misfit...
Pois tô cético em relação ao amor...
Sou um Misfit...
Por estar desencantado das relações sociais...

Vou ter de virar um nada...pra ser alguem importante...
Ou seja...mutilar o meu eu interior...
Puta que pariu...Sou um Misfit, sou alguém...
Não Tem nada errado comigo...

Errado...Tá é esse mundinho incoerente ao meu redor...
Pregando a compaixão, mas empregando a intriga, a injustiça,
A inveja, a destruição, a intolerância...etc...
Basta de tanta insanidade e hipocrisia...
Que a Compaixão seja posta em prática...

Notas Importantes:

1- Fiz Esse Poema em 2007, quando tinha acabado de me converter ao Budismo.

2- Achei esse e mais alguns poema daqueles tempo "perdidos" num caderno que comecei a reutilizar para fazer algumas anotações vitais para mim.

3- O Acaso e minha atual crise existencial me fizeram redescobrir esses poemas perdidos a quase 10 anos, que basicamente se aplicam ao agora.

4- A Garota, a qual me refiro não é a mesma de outros poemas que postei nesse blog, é uma outra que gostei de 2004 a 2009, e não me deu bola também...

5- Nesse momento que carrego uma raiva misturada com tristeza elevada ao quadrado talvez seja um aviso para me acalmar.


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

12 Motivos Para se Preocupar com a "Reforma Trabalhista" do Governo Temer



O governo Temer é favorável a uma jornada de até 12 horas/diárias e 48 horas semanais, o que é um terrível erro pelos seguintes motivos:

1-Por ser um retrocesso ao passado.

2-Por aumentar o desemprego, com consequente aumento da criminalidade.

3- Temos tecnologia mais do que suficiente para irmos na contramão da proposta do atual governo, e inclusive sem medo de errar é tecnicamente possível reduzir a jornada de trabalho para 30 horas por semana e 6 horas por dia.

4- A classe trabalhadora não merece pagar pelos erros da burguesia.

5-Precisamos acabar com a lógica neoliberal da privatização dos lucros e da socialização dos prejuízos.

6-Jornadas de trabalho excessivas causam problemas como alcoolismo, algo já comprovado por estudo científico, aumentando os casos de violência doméstica, cirrose, e outros males causando maiores gastos com saúde e programa de combate a violência doméstica.

7- 130 anos de luta internacional da classe trabalhadora não podem ser jogados no lixo.

8- Essa jornada proposta pelo governo, viola qualquer senso de equilíbrio, pois altas jornadas de trabalho levam a alienação.

9- Quem deve pagar essa conta são os banqueiros, os políticos e as grandes corporações protegidas pelo governo.

10- É ingenuidade pensar em Livres Trocas e Generosidade de Patrão na sociedade Neoliberal que vivemos.

11-Existem Sindicatos que não conseguem  negociar e/ ou acabam pelegando para o lado do patrão, prejudicando a classe trabalhadora.


12-Existe uma desigualdade econômica, na qual alguns possuem o Capital e os Meios de Produção, e muitos apenas sua força de trabalho, portanto é hipocrisia falar em negociação direta da classe trabalhadora com a patronal.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Contradições e Fobias dos Liberais


Os Liberais falam muito de liberdade e iniciativa, mas quando perguntados sobre os significados dessas duas palavras acabam sendo evasivos em suas respostas, mas pelo que eles dizem é dar carta branca para a iniciativa privada fazer o que quiser, mesmo que isso signifique danos ao planeta e redução da qualidade de vida da classe trabalhadora.

Liberais se preocupam mais com algumas vidraças de banco quebradas do que com a liberdade em si, pois fazem vista grossa a repressão do estado contra manifestantes que protestam contra os interesses do tirano de plantão, jurando serem neutros e “ imparciais”, porém o que vejo é uma defesa do status quo, apesar de reclamarem da corrupção e do intervencionismo governamental, mesmo assim defendem a manutenção do velho jogo político, quando alguém propõe alguma alternativa ao atual modelo político.

Dizem defender a iniciativa, mas quando se fala em Autogestão(inciativa horizontalizada), eles fogem da mesma como o demônio da cruz, portanto os Liberais defendem um poucos mandando e a maioria obedecendo, não a liberdade em sua essência real, pois para mim tanto a liberdade como o conhecimento não devem ser tratados como mercadorias elitizadas, mas sim como condições mínimas para a dignidade humana.

E fico pensando que aqueles que se dizem Liberais mais parecem Conservadores na realidade, pois se você falar que o Capitalismo está se autodestruindo por conta da soma das dívidas públicas de todos os países(linhas imaginarias) do mundo esta impagável, a ponto de acabar com o sistema atual, para um(a) Liberal, ele(a) vai dizer que você esta usando de meios violentos, e acabará fugindo do debate e você pode acabar vencendo por W.O. 

Vou ter de ler um pouco mais sobre Liberalismo Clássico depois, pois a defesa feita pelos Liberais Modernos é cheia de buracos nos argumentos fácil de serem detectados e rebatidos, sendo que a única tática que eles muitas vezes tem é de não te deixar falar e/ou falam rápido(isso os mais educados), e o método mais extremo de um defensor do status quo é o usar a Falácia Ad Hominem(Traduzindo pro popular quer dizer xingamento).




sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Notas Sobre o Fora, Temer! e o Impeachment...

Em primeiro lugar o meu apoio vai aos Secundaristas e aos companheiros e companheiras Anarquistas, pois tenho um certo desprezo pela Esquerda Pelega(Partidária) por ter se juntado a Direita Reacionária para execrar aqueles que foram nas Manifestações Contra a Copa em 2014.

Apoio os Secundaristas por saberem protestar de verdade, e também porque não se deixaram cooptar por movimentos pelegos, e a a energia que essa galera tem é inspiradora na minha visão, e pela covardia das forças dos agentes do estado de terem arrancado o olho de uma manifestante de 17 anos, apenas pelo fato de estar numa manifestação contra um governo de direita.

Em segundo lugar o Fora, Temer! é legitimo sim, pois qualquer governo é ilegitimo, e também pelo processo de Impeachment da Ex-Presidente Dilma Roussef ter ocorrido de forma pouco transparente, não estou fazendo uma defesa dela, mas constatando alguns fatos estranhos durante o julgamento no senado que durou quase uma semana.

O Primeiro Fato estranho foi a Dilma Roussef ter sorrido ao lado de Aécio Neves(um dos que queriam ela ferrada), isso só mostra como a política da Democracia Representativa é cinica, e as eleições serem pura enganação, sendo que conheço que ainda se auto enganam com a ilusão do voto no "menos ruim".

O Segundo Fato estranho foi terem dado o Impeachment na Dilma, mas não terem tirado o Direito de ela exercer funções públicas, e claro que só pode ter havido uma espécie de acordo nos bastidores para isso ter acontecido.

Portanto nós Anarquistas precisamos deixar de ser meros coadjuvantes no Jogo Político e apresentarmos nossas idéias que são verdadeiras alternativas a incoerência eleitoral presente, e o meio é através do Trabalho de Base que vai levar algum tempo, mas que vai dar resultado a longo prazo.