sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mutualismo x “Anarco-Capitalismo”




Mutualismo:
-A única forma de propriedade aceita no Mutualismo é a de Ocupação e Uso.

-Oposição a Propriedades Artificiais como a Copyright (Propriedade Intelectual), e a Especulação da moradia e da terra.

-Livre-Mercado de fato, pois Livres Trocas, só podem ocorrer numa Sociedade Igualitária e de Economia Não-Monetária.

-Rejeição a Burocracia, pelo fato de os Mutualistas acreditarem na Auto-Gestão, na Flexibilidade e no dinamismo das comunidades.

-O Banco do Povo é a única forma de centralização aceitável, por ser o meio de as pessoas receberem os “cheques-trabalho”.

-Ambientes de Trabalho Horizontalizados, ou seja sem chefes ou patrões,  sem trabalho assalariado, pois a propriedade dos meios de produção é igualitária.

-Significa Cooperação Mutua entre as pessoas, pois no Mutualismo  vale a Lei do Karma, na qual as suas atitudes voltam para você.


-A única Competição acontece para ver quem melhor atende as necessidades da Sociedade, portanto a Lógica do Lucro não fará sentido, como não faz agora.

-A Primeira Forma de Anarquismo da História.

“Anarco-Capitalismo”:
-Defesa  ferrenha da Propriedade Privada.

-Darwinismo Social.

-Contraditória oposição a Propriedade Intelectual(uma forma de propriedade privada)

-Indiferença ao Meio Ambiente e a Classe Trabalhadora.

-Criação crescente de Novas Necessidades e Necejos Materiais.

-Defesa da Privatização do espaço e dos serviços públicos.

-Defesa do Dinheiro e da Plutocracia.

-Relações de Trabalho Verticalizadas e Distópicas disfarçadas de Livres Trocas e Livre-Mercado.

-Possível cenário social e econômico parecido com Mad Max.

-“Anarco-Capitalismo”=Golpe Minarquista.

-Verticalização das relações sociais e familiares.

-Desconhecimento  da  Física, da Química, da Biologia, da Economia, da História, da Filosofia, e de outras áreas do conhecimento humano.

-Nunca Foi e nem será uma forma de Anarquismo.


sábado, 23 de julho de 2016

De Frankenstein Ideológico a Anarquista: Minha História.



Hoje sou Anarquista, mas nem sempre fui  o que sou hoje, até o começo de 2012, eu seguia um Frankenstein Ideológico que eu mesmo montei  misturando Liberalismo, Militarismo, Estatismo e outras formas de pensamento, e meu passado me condena sim, pois em 2006 votei no Serra para Governador e no Cristovam Buarque para Presidente, esse é um exemplo de como eu não tinha uma ideologia fechada, naqueles tempos politicamente bizarros.

Por coincidência foi a época que estava na faculdade de Ciências Contábeis, e o meu maior disparate naquela época foi ter defendido o Livre-Mercado, sem saber o que era e sem os fundamentos aprendidos hoje em dia, e essa defesa foi no meio da aula de uma aula de Economia, e eu não tinha argumentos bons o suficiente naquela, época, só queria fazer oposição ao excesso de intervencionismo estatal, portanto até teve a possibilidade de eu ter virado um “Anarco-Capitalista” ou outro tipo de Ultra-Liberal, pois eu estava por cima, pelo fato de ter sido um dos alunos com as notas mais altas da classe e talvez do curso, e o meu ego, estava inflado, apesar de ter ficado desempregado até o começo do quinto semestre de faculdade, depois consegui um estagio no estado.

Nos tempos de estagiário, eu acreditava no Capitalismo e na Meritocracia, apesar dos inúmeros revezes nas entrevistas de estágio e emprego, e como estava confortável profissionalmente , nem dei muita importância, e como era estagiário no estado comecei a defender uma fusão de Estatismo e Liberalismo, ao mesmo tempo que eu defendia a privatização do serviço para acabar com a burocracia, e a implementação da Meritocracia na Administração Pública, e de outras coisas do setor privado, para aumentar a eficiência e outras ilusões plantadas na minha cabeça por esse sistema Neoliberal.

Naqueles tempos eu era impulsivo e consumista, o que me causou sérios problemas posteriores (uma pindaíba lazarenta acompanhada de uma depressão severa que quase me levou embora desse mundo, pois cheguei ao fundo do poço em Janeiro de 2011), no fim de fevereiro de 2011 tive uma surpresa fui convocado para a vaga de Auxiliar Administrativo da Fatec, e eu tinha feito o concurso em 2009, fui chamado depois de diversas desistências, pois tinha terminado em 53º Lugar e com uma pontuação meia boca, eu ainda era Liberal(e defensor do Capital!), fiquei feliz de ter saído da zona de exclusão e do desemprego, que estava me deixando num desalento danado.

Mas me tornei funcionário da Fatec num momento que estava acontecendo a articulação da Greve do pessoal por aumento salarial, e como eu era novo lá, não participei do movimento grevista, que estava pessimamente articulado, e o sindicato dos Funcionários da Fatec não tinha muita força naquela época, não sei como é hoje.

Preferi ficar trabalhando do que me arriscar, e mesmo assim sofri pressões em algumas ligações que recebi, e como trabalhava na secretaria, sabe como é, e recebi uma ligação que a mulher se dirigiu a mim num tom de ameaça.

A Imprensa distorceu tudo o que estava acontecendo naquele período de greve, apesar de não ter concordado com aquela greve por ter sido mal articulada, discordei muito mais com a cobertura parcial e mentirosa da Rede Globo, foi a partir dai que comecei a acordar para a realidade, e comecei a perceber que Governos Liberais podem ser corruptos também.

Naqueles mesmos tempos eu tinha aplaudido Tropa de Elite, que contava a história do famoso Capitão Nascimento, e olha que assisti o primeiro filme e a continuação, e tinha adorado por satisfazer a minha sede de vingança contra a impunidade, que fazia parte daquele Frankenstein Ideológico que era naqueles tempos, ou seja  é a parte militarizada do meu antigo ponto de vista bizarro.

Tudo começou a mudar mais ainda, quando compartilhei um artigo da Veja , e uma professora da época que eu fiz faculdade, me corrigiu falando sobre as distorções efetuadas pela velha mídia, e de como ei estava errado em meus pontos de vista, apesar de ela ser Petista, agradeço a ela por ter me ajudado a começar a abrir os olhos para as artimanhas neoliberais e conservadoras, e ela até me falou do Ocupa Sampa, que estava acontecendo debaixo do Viaduto do Chá, que já descrevi minhas visitas em artigos anteriores, e que me abriu ainda mais os olhos, mas que me deixou ideologicamente insatisfeito, mas estava a poucos da minha salvação intelectual e politica, pois tempos depois aconteceu algo que nunca imaginei que iria acontecer.

Meses depois de ter visitado o Ocupa Sampa curti a pagina Anarquistas Ensinam no Facebook, comecei a pesquisar sobre Anarquismo na Wikipédia de uma forma bem primária no primeiro semestre de 2012, e encontrei mais frases do que as que tinha encontrado na AE, e como comecei a dar Ctrl C+ Ctrl V naquelas frases, apesar de que o “Start” da minha jornada Anarquista foi uma frase do Proudhon que é a seguinte: “Aquele que botar a mão em mim para me governar, será um tirano e um usurpador. Eu o declaro o meu inimigo.”, aquelas palavras se encaixaram bem com momento que eu estava vivendo de luta contra a opressão dentro do meu ambiente familiar.

Mas as frases não me deixaram satisfeito por muito tempo, comecei a partir para os livros comecei com Individuo na Sociedade da Emma Goldman, depois comecei a ler Escritos Revolucionários do Errico Malatesta  num domingo de manhã.

Meses antes de ter começado a me tornar Pró-Anarquismo, eu o site de uma agremiação Ultra-Liberal que não vou revelar o nome para evitar processo, coloca um artigo falando um monte de absurdos, alguns que fazem qualquer pessoa com o mínimo de bom  senso, e como só aprendi a usar o print em 2012, perdi a chance de registrar cada absurdo dessa agremiação “Anarco-Capitalista”, foi por um artigo deles que me deixou indignado, mas que hoje ainda pode ser encontrado na Deep Web.
Depois de alguns meses, de alguns livros e de um “empurrãozinho” da Angela Gossow, a lendária vocalista do Archenemy (uma banda de Death Metal Melódico) , em setembro de 2012 me assumi Anarquista para o mundo, depois de ter relutado um pouco, senti que aquele foi um ato de auto libertação em si, lembro que foi no fim de setembro de 2012.

Comecei a me aprofundar na leitura de textos e livros anarquistas naquele período, apesar de que tive meu coração partido pela garota que eu tava gostando um mês depois, tirei forças para continuar a estudar o Anarquismo por conta própria, mesmo estando numa sofrência que deixou cicatrizes que doem até hoje, mas não vêm ao caso agora.


Inclusive os textos da Emma Goldman, do Piotr Kropotkin, e do Mikhail Bakunin foram de grande ajuda para cicatrizar a ferida daquele amor perdido, para me tornar um ser humano melhor, e na ampliação da minha visão sobre os fatos políticos e não-políticos da vida.

Li também obras de outros autores anarquistas como Noam Chomsky, Maria Lacerda de Moura, Henry David Thoreau, e outros libertários da história.

Eu estava quase me esquecendo que a primeira obra Anarquista que li na vida foi a Desobediência Cívil do Henry David Thoreau, que por uma obra do acaso encontrei numa prateleira de um Hipermercado, e acabei comprando, pois eu ainda estava no começo da minha Jornada Libertária.

Bom galerinha, assim acabou esse texto de como me tornei anarquista em 2012, por conta da revolta que tanto o Estado como o Capital me causam.

 

terça-feira, 19 de julho de 2016

O Bloqueio do Whatsapp e os Catorze Olhos da NSA

Já é a quarta vez que o Judiciário bloqueou o Whatsapp, e todas as vezes que o aplicativo as pessoas utilizaram Vpn’s , mas muitas delas não são confiáveis, digo isso porque a maioria delas tem endereços virtuais de um dos catorze olhos da NSA(Agência Nacional de Segurança Estadunidense).

Como aconteceu esse bloqueio feito pelo Judiciário que deixou milhões de pessoas sem comunicação instantânea, e muita gente usou Vpn’s , e inclusive eu mesmo, que uso hoje em dia, um novo app de vpn, depois de muito tempo ficar idolatrando Hotspot Shield, por ser rápido, mas me mandava para o primeiro olho da NSA, os Estados Unidos.

Inclusive em um pouco mais de dois anos acessando a Deep Web, testei alguns programas de VPN que me decepcionaram, tanto pelo Windows como pelo Android, foi uma procura bem difícil, até que a pouco tempo me surpreendi com um VPN que eu tenho aqui no Notebook, e no meu celular que se for bem configurado evitando todos os catorze olhos da NSA que são os seguintes:

1-Estados Unidos
2-Canadá
3-Reino Unido
4-Dinamarca
5-Itália
6-Alemanha
7-Noruega
8-Holanda
9-Bélgica
10-França
11-Australia
12-Nova Zelândia
13-Suécia
14-Espanha

A seguir vou repassar o link para o download do programa de VPN que uso agora:

E a prova de que os Catorze Olhos são reais(é só jogar esse link no Chrome que faz uma tradução mais ou menos, mas faz):

P.S.: Interessa para os poderosos acabarem com a Criptografia Ponta-Ponta para não precisarem lidar com uma Revolta Popular.

P,S. 2: Esses Bloqueios do Whatsapp podem ser apenas o começo de uma Nova Ditadura que está a caminho.



sábado, 16 de julho de 2016

Familia e Anarquia

Poucos Anarquistas durante toda a História ou pelo menos nas obras que li, citaram esse assunto, pelo sei apenas Piotr Kropotkin e  Errico Malatesta trataram do tema Familia em alguma obra.

Infelizmente quem mais toca nesse assunto são os Conservadores e a Direita em Geral, bradando de forma retórica a defesa da unidade familiar, mas será que essa turma realmente defende a Família ou apenas privilégios patriarcais e um único modelo de Familia?

Muitos dos que dizem serem defensores da família, na prática fazem o contrário do que pregam, tornando o ambiente familiar um verdadeiro terreno hostil para as esposas e  os filhos, utilizam de todo o tipo de violência seja ela Econômica, Psicológica, e/ ou Física, escorados apenas num falso moralismo.

A Violência Econômica se dá pelo fato do homem impedir por anos e até décadas a mulher de trabalhar, e quando ocorre a separação depois de muito tempo de violência de todo o tipo, o agressor se utiliza da retórica, para não pagar pensão e  adiar continuamente a partilha de bens utilizando-se de manobras jurídicas, pois como sabemos o Judiciário favorece aqueles que tem mais dinheiro e conhecimentos das Leis, pois em situações a mulher e os filhos são altamente prejudicados, e por vezes são privados do mínimo de dignidade humana, na parte material.

A Violência Psicológica se dá através, de xingamentos e ataques pessoais efetuados  pelos  agressores ás vitimas já bastante fragilizadas, e outro meio de se efetuar o mal a harmonia da estrutura se dá pela utilização de Keylloggers e outros programas espiões nos computadores e outros dispositivos eletrônicos usados pelas vítimas, e os agressores procuram inclusive culpar as vitimas por toda a desgraça, inclusive jogando-as umas contra as outras, para continuarem no controle da situação.

A Violência Psicológica também abrange a LGBTfobia, o machismo e a intolerância a ponto de vista fora dos padrões impostos pelo Estabilishment, além da Cultura do estupro e da Cultura da Auto-Afirmação  assuntos nos quais tratei em textos anteriores.

Os efeitos da Violência Psicológica são a Depressão, a Baixa Auto-Estima, Ansiedade  e outras fobias sociais, levando a dificuldades de a pessoa atingida se colocar no mercado de trabalho e obter alguma autonomia.

A Violência Física é a mais evidente das agressões, se dá em casos ainda mais extremos de intolerância de toda a natureza, nos quais muitas vezes terminam em morte.

Também em casos, em que a maldade humana sobrepõe qualquer bom senso ocorre a Violência Sexual, que deixa sequelas muitas vezes permanentes, sendo físicas e/ ou psicológicas.

Essas violências são utilizadas muitas vezes como instrumentos de poder,  ,imposição de valores ,na manutenção de privilégios dos agressores, com relação aos familiares agredidos, ou utilizam a família como bode expiatório de seus problemas profissionais e existenciais mal resolvidos.

Na Minha visão a família é uma parte das relações sociais, que nos acolhe nas horas difíceis, assim como retribuímos esse bem a nossos familiares, sendo o exemplo mais rudimentar de Ajuda Mutua, em caso de unidades familiares saudáveis.

Mas em Unidades Familiares caóticas, existem apenas reproduções dos velhos vícios da Sociedade Hierarquizada e Capitalista que vivemos hoje, como já disse anteriormente nesse texto.

Os Conservadores e a Direita em Geral, partem para o combate aos efeitos, propondo punições pesadas, que chegam até a Castração Química, mas prefiro combater as causas por isso faço nove propostas:

    1)Redução na Jornada de Trabalho de 44 para 30 Horas/Semanais, para diminuir os casos de Alcoolismo e Falta de Tempo, duas das maiores causas da violência dentro das Famílias.

       2) Desconstruir Ideias, através do dialogo e da leitura de diversos assuntos, para se criar um ambiente acolhedor  e de aceitação dentro das Famílias.

      3) A Ampliação de programas de Incentivo a Leitura e a abertura de Bibliotecas, sejam elas Físicas ou Virtuais.

    4) Desmilitarização das Mentes das Pessoas, pois o Militarismo é uma das causas da desagregação familiar.

   5)Internet Livre de 10 Megas(Isenta de Mensalidades), com a finalidade de prover acesso ao conhecimento a todos, pois pessoas com conhecimento e sabedoria evitam fazer mal aos seus semelhantes.

    6)Substituir o Atual Sistema Prussiano de Educação(o qual tem resquícios do Absolutismo) pela Educação Libertária.

    7)Combate ao assédio moral no Ambiente de Trabalho, uma das causas que citei nesse texto, para eliminar a violência no ambiente familiar.

     8)Combater qualquer forma de Preconceito interna e externamente.

Fiz esse texto para abranger o maior numero possível de problemáticas e propostas para solucionar o problema da desagregar e expor as falhas daqueles que se dizem defender a Família como um todo, o que não  é verdade, como podemos ver nesse texto.

E coloquei as minhas seis propostas, para acabar com a acusação de setores mais  conservadores tanto da Esquerda como da Direita, de que nós Anarquistas não temos propostas.





quarta-feira, 13 de julho de 2016

Existe Liberdade Econômica no Capitalismo?

Em conversas com Liberais e Ultra-Liberais,eles reclamam da falta de Liberdade Econômica, mas será que ela existe no Capitalismo? E outra pergunta que faço: Para quem?

No sistema capitalista existe a escravidão salarial que retira a alternativa do individuo de viver de outra forma, senão a voltada para a sobrevivência, para isso a pessoa acaba tendo de se submeter a um patrão e/ou chefe para ganhar o suficiente para bancar as contas.

Hoje em dia ainda a acumulação de riquezas é necessária para comprar a Carta de Alforria, pois com o advento do Trabalho Assalariado, a escravidão fica melhor dissimulada, pelo fato de vir disfarçada de "Livres Trocas", pois tanto o Povão como a Classe Média não possuem liberdade de tempo, e por encararem Longas Jornadas de Trabalho, com horários rígidos.

Sem contar a crescente cobrança curricular para se executar um simples trabalho operacional de escritório, por exemplo, e muitas vezes as pessoas se submetem duplas(Trabalho e Faculdade, e até triplas no caso das mulheres), as pessoas perdem a juventude e a qualidade de vida para terem salários apenas razoáveis, mergulhadas na alienação de não poder ver o mundo de forma mais ampla.

Para concluir a saída de curto prazo se dá pela redução da jornada de trabalho de 44 para 30 horas/semanais, sem redução de salários, com a finalidade de facilitar a vida do estudante-proletário ,sei que é uma simples reforma, mas que pode fazer uma enorme diferença no processo revolucionário a médio e longo prazo.

Essa jornada reduzida pelo menos vai ajudar no equilíbrio trabalho, condução, faculdade e casa, proporcionando qualidade de vida das pessoas, e populariza o Caminho do Meio Budista, que prega que nem o Luxo e nem o Ascetismo ajudam na evolução espiritual, e isso sem contar que essa medida resulta em melhores noites de sono, mesmo que isso não signifique de imediato em redistribuição de renda e tomada dos meios de produção.

Portanto no Capitalismo a liberdade econômica é para uns poucos, e nós proletariados ainda temos de nos colocar na escravidão salarial, enquanto houverem entre os oprimidos aqueles que possuem Sindrome de Estocolmo, todos continuaremos ferrados.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

CNI: A Favor Da Volta as Condições de Trabalho da Revolução Industrial

A Confederação Nacional das Indústrias(CNI) apoia a Flexibilização das Jornadas de Trabalho para algo em torno de 80 horas/semanais, ou jornadas diárias de trabalho de até 16 horas por dia, algo até pior que as horas que eram trabalhadas antes da Greve Geral de 1917 aqui( que eram em média de 13 horas por dia), e se acontecer o que os Liberais querem que saia dos esboços, prepare-se para um maior processo de desumanização do que o ocorrido hoje, e também acho bom você dar uma olhada em O Capital de Karl Marx*, que na época da Revolução Industria havia até Trabalho Infantil regulamentado na Inglaterra.

Se existe tecnologia mais do que o suficiente para diminuir a jornada laboral para 30 horas/semanais tranquilamente, há a Lógica do Lucro por trás desse retrocesso nos direitos trabalhistas, pois o trabalhador que tem mais tempo de estudar e pensar, é menos vulnerável a vícios e padronizações impostas pelo Sistema Capitalista, pois o cansaço naturalmente diminui a capacidade cognitiva do individuo(ou seja de pensar e criar), traduzindo os Institutos Liberais grandes apoiadores desse golpe contra a classe trabalhadora, a CNI e outros órgãos burgueses a serviço de uma série de retrocessos no campo social.

Que as Lutas de Anarquistas e outros setores da Esquerda não tenham sido em vão, pois o mínimo de qualidade de vida e dignidade estão ai graças a Greve Geral de 1917, a Revolta de Haymarket, e outras lutas por melhores condições de trabalho e vida.

Sinto que preciso dar um pequeno aviso a Classe Média aquela turma que ganha acima de dois mil mangos, vocês são tão proletariados como qualquer outro tipo de trabalhador(a), portanto mais humildade e pé no chão, por favor, pois se os demais se ferrarem, você vai junto meu(minha) amigo(a), portanto pare de beijar os pés do patrão, e repensem, tenho certeza de que vocês não vão se arrepender de se desconstruírem, como eu mesmo já venho feitos nos últimos anos.

Outro aviso que é necessário é para aquelas pessoas que dizem defender a família, mas que se calam para esse descalabro dos Liberais, pois jornadas de trabalho mais longas aumentam a probabilidade de alcoolismo(um fator altamente destrutivo para a convivência familiar,alem de Demência e Depressão), ou seja quero ver essa turma botando o discurso em prática, ou seria apenas mais uma retórica falso-moralista? Só a prática dirá...

E um pedido de ajuda aos meus camaradas e amigas do meio artístico, que me ajudem a espalhar a mensagem, principalmente aos artistas-trabalhadores que tem jornada dupla, pois esse aumento de jornada de trabalho só vai atrapalhar seus projetos paralelos aos empregos que pagam suas contas, precisamos evitar uma nova Idade das Trevas, pois um período de alienação apenas atrasa a criatividade e a inovação.
Seguem Abaixo os Links que considero importantes:

CNI Defende Jornadas de 80 Horas/Semanais

Longas Jornadas de Trabalho Provocam Alcoolismo

Greve Geral de 1917

Revolta de Haymarket(1886)



*Aviso sobre Karl Marx, ele faz boas críticas ao sistema,mas as soluções são desastrosas, por isso estou recomendando também O Sistema Capitalista de Mikhail Bakunin.

O Sistema Capitalista de Mikhail Bakunin