quarta-feira, 29 de junho de 2016

Por uma Anarquia Não-Binária e Sem Rótulos(Necessidade de União)

Nos meios Anarquistas há divergências de opiniões naturais, o que é saudável para o Anarquismo, por isso considero o meio político, social e econômico  mais abrangente e democrático.

Tem circulado no Facebook  um post  “Anti-Pós Moderno”  dizendo que Socialismo Libertário é contrário as correntes Não-Coletivistas do Anarquismo(Mutualismo e Anarco-Individualismo), mas pelo que estudei as vertentes são complementares entre si, se forem analisadas  a fundo, e vistas no contexto da Revolução Espanhola, que pôs em prática ao mesmo tempo Mutualismo, Anarco-Comunismo, Anarco-Sindicalismo, Anarco-Individualismo, e outras correntes Libertárias.

Portanto é bobagem adotarmos o mesmo discurso binário e maniqueísta dos partidários da “Democracia” Representativa, deixemos eles brigarem entre si, e proponho que façamos o contrário deles, que estejamos unidos, tanto pessoas de correntes coletivistas(como o Plataformismo, Anarco-Comunismo, Anarco-Sindicalismo,etc) como de correntes não-coletivistas(Mutualismo e Anarco-Individualismo).

Imagina se estivermos no meio de uma revolução com as proporções da Espanhola ou mesmo da Greve Geral de 1917, haver uma picuinha entre Anarquistas que seguem a cartilha clássica e “Pós-Modernos”, os Capitalistas, ou a Esquerda Partidária ou pior ainda os Fascistas tomam o poder, pode-se acabar perdendo a possibilidade de se emancipar a humanidade dos grilhões do Capital e do Estado, por questões menores que poderiam ser resolvidas num período pós-revolucionário.

Proponho aqui um desprendimento de rótulos sejam eles Especifístas, Anarco-Sindicalistas, Anarco-Individualistas, Plataformistas, Mutualistas, Anarco-Comunistas, e quais mais sejam eles sejam  não estou sendo “Pós-Moderno”, mas compartilhando uma visão holística e sem “rótulos” do Anarquismo que tenho, de que as vertentes anarquistas são complementares entre si e não antagônicas como Anarquismo e” Anarco-Capitalismo” ou como Socialismo e Capitalismo.


Precisamos ser e parecermos  uma alternativa completamente nova a briguinha entre Liberais e Marxistas Partidários, inovarmos sim, mas sem esquecermos a história do Anarquismo que creio precisarmos levar em conta, para unidxs combatermos com mais forças os “Frankensteins” Ideológicos.


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Semelhanças entre o Partido Comunista Soviético e os Partidos Políticos Posteriores






Vamos ao Contexto Histórico começando pela análise sobre o Funcionamento do Partido Comunista Da Antiga União Soviética.

O Partido Comunista Soviético tinha duas alas, os Bolcheviques(Ala mais "Progressista") com Lenin e Trotsky sendo os grandes destaques, e os Mencheviques(Ala mais Estatista e Reacionária),sendo que o único grande destaque dessa ala foi Stalin.

A principio os Bolcheviques encabeçados por Lenin e Trotsky chegaram ao poder, que governou através de repressão e da tentativa de se apoderar dos Soviétes, e inclusive utilizaou de meios Capitalistas para promover a expansão industrial soviética para se chegar ao Comunismo, caindo assim num completo contrassenso.

Um pouco de falecer Lenin até tentou colocar o Trotsky como seu sucessor, mas Stalin astutamente toma o poder dizendo que Lenin não estava em seu perfeito juizo, e posteriormente expulsa Trotsky do Partido Comunista da União Soviética, sendo que o Bolchevique anos depois é assassinado no México, enfim, e a repressão ficou ainda mais forte contra as pessoas não alinhadas a política do "Partidão", até houveram tentativas de resistência que foram violentamente reprimidas.

Partindo algumas a frente no tempo, Rothbard(um autor "Anarco-Capitalista") demonstrou-se empolgado com o Partido "Libertário" Estadunidense, uma enorme contradição, como um Partido Hierarquizado pode falar de Liberdade? Não tem como, e esssa só é uma dos contrassensos do "Anarco-Capitalismo" que vou aprofundar num texto futuro, uma agremiação que se coloca como opositora ao |Comunismo Estatista, utilizando-se da mesma estrutura política do Partido Comunista Soviético.

Partindo para a época atual, porque partidos como o PT, PMDB, PSDB, DEM, e outros repetem a mesma fórmula no campo político que o Partido Comunista Soviético, com alas "Progressistas", Conservadoras, e agora acrescentando o "Centrão"( a turma que vai se deixando levar pela onda).

A política partidária invariavelmente degenera para o lado mais Conservador, aconteceu nos anos 90 com o PSDB, e aconteceu mais recentemente com o PT, que está tendo um fim bastante parecido como o dos tucanos, e como vém acontecido com o PMDB que nos anos 80 foi o partido da "Redemocratização", agora não passa de uma legenda apegada ao poder.

A alternativa mais factivel é a democrácia direta, por eliminar a coerção do atual sistema político, e graças a técnologia é possível promover a verdade democracia substituindo Deputados, Senadores, Vereadores e Governadores, Prefeitos e Presidente da República por terminais de votação, nos quais pode-se utilizar tokens semelhante aos utilizados pelo sistema bancário, ou mesmo a biometria para poder votar nos projetos do próprio interesse.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Alerta Anti-"Ancap": Tentativa de Cooptação de Vlogger Anarquista e Notas Explicativas



A Vlogger Anarquista Gee Neves do Canal Yo, Arlequina, relatou ontém uma tentativa de cooptação da parte de um "Anarco-Capitalista", tentando "vender" suas idéias Ultra-Liberais.

Sendo que o sujeito ignora totalmente o antagonismo entre Anarquistas e Capitalistas, o exemplo que dei sobre Nicola Sacco e Bartholomeu Vanzetti num artigo anterior recente é suficiente para anular qualquer tentativa de compra de convicções políticas.

O antagonismo entre Anarquistas e Ultra-Liberais se dá em primeiro lugar no fato de que nós defendemos a Propriedade Coletiva, de Uso e Ocupação, e os Ultra-Liberais defendem a propriedade privada em todas as situações, em segundo lugar desde os primórdios do Mutualismo o Anarquismo defendeu a Auto-Gestão(A Classe Trabalhadora tendo o produto do seu trabalho através de uma Organização Social Horizontal), enquanto que os "Ancaps" e outros tipos de Liberais "Radicais"(defendem a Elite,a Lógica do Lucro e endeusam o Mercado*), conceitos que vou aprofundar num texto futuro.

*Mercado: na minha visão nem Deus(a visão dos Liberais em geral), e nem Demônio como grande parte da Esquerda acaba concluindo, apenas uma forma de troca neutra que se bem utilizada pode ser benéfica, mas quando utilizada como é hoje em dia, acaba trazendo enormes malefícios como a atual Escravidão Assalariada, por exemplo.

E a Vlogger como vocês podem ver num print que ela mesma fez, não se deixou pelas tentativas de cooptação e compra de convicções políticas, quando verdadeiras são inalienáveis, e o "Ancap" inclusive utilizou a Técnica de False Flag( que consiste em utilizar bandeiras e símbolos iguais ou semelhantes ao do adversário para confundi-lo), e a Apropriação do nome de espaços frequentados e/ ou prezados pelo rival( no Caso o "Ancap" utilizou o nome de um espaço Anarquista nessa tentativa risível, pois se vocês repararem na foto do sujeito que está na frente das bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil, e de uma cidade que desconheço como se estivesse no púlpito de uma câmara de vereadores, fato que viola totalmente o principio Anarquista de Anti-Patriotismo).

E com tentativas como essa os "Anarco-Capitalistas" acabam colaborando de forma indireta com os Estatistas(Esquerda Partidária, Keynesianos,etc), pois distorcem conceitos Anarquistas grosseiramente, e municiando os defensores da manutenção do Estado como organização com argumentos, ao exporem seus pensamentos incoerentes e risíveis.


Abaixo segue o Print da tentativa de Cooptação:










E segue o Link de Divulgação da Casa da Lagartixa Preta real:
http://www.ativismoabc.org/?page_id=16



sexta-feira, 17 de junho de 2016

Higienismo=Fascismo


Nos últimos dias vem sendo noticiada a Política Higienista, Elitista, e Fascista do Prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que cujo os funcionários(GCM e outros Servidores da Prefeitura) tomam cobertores e outros pertences da População de Rua.assunto que tenho algum conhecimento faz algum tempo, ou seja desde a  época que eu participava na Op. Mais Pão Menos Opressão, que eu e meus amigos ouvimos os relatos dos moradores de rua como a Guarda Municipal toma os cobertores, roupas e outros pertences dos moradores de rua.

Vai ter Petista dizendo que estou fazendo o jogo da Direita, de forma nenhuma me torno de direita por criticar as administrações do PT, pois quem faz há algum tempo que Lula, Dilma e Haddad se venderam as alas mais reacionárias da sociedade, para chegarem ao poder, e como diria uma amiga minha com alma carioca:"Pra se Eleger Precisa se Vender".

Quem se presta a tomar cobertores e outros pertences de quem mora na rua e numa época fria como agora, os condena a morte, ou seja a GCM e a Prefeitura de São Paulo conseguem se equiparar as gangues Neonazistas, no potencial de causar danos.

Na minha visão o Higienismo é uma variante do Fascismo, pois procura expulsar aqueles os desafortunados das ruas, tentando esconder um Problema Social que existe, em vez de procurar resolve-lo, mas o Estado usa de seu poder de forma arbitrária, e visando apenas dinheiro e poder, e não auxiliar o povo, e com o agravante de condenar a morte quem precisa enfrentar enormes obstáculos para sobreviver.

O Haddad se desculpou pela declaração que deu, mas agora não adianta mais, pois o que ele falou está dito, e ele não vai conseguir desdizer, pois ele falou ser contra a "refavelização" e privatização do espaço público, ele mesmo caiu numa enorme contradição, porque o que mais se vê em São Paulo são os Bancos e Outras Grandes Corporações privatizando as ruas e praças.

Vai ter gente me falando que os moradores podem ir para albergues, mas não é bem assim, pois esses lugares, possuem regras excessivamente rígidas que os impedem de levar seus bichos de estimação, separam famílias, e ninguém gostaria de ser separado da Família e do Bicho de Estimação, isso sem contar as péssimas condições de higiene dos albergues e o tratamento desumano que eles recebem de quem deveria atender suas necessidades.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/06/17/so-no-frio-moradores-de-rua-explicam-por-que-vao-ou-nao-aos-abrigos-de-sp.htm

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/queremos-impedir-a-refavelizacao-diz-haddad-sobre-acao-da-gcm

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/06/14/com-frio-recorde-morador-de-rua-tem-colchoes-e-papeloes-retirados-por-gcm.htm








sábado, 11 de junho de 2016

Amor-Livre x A Lógica do Lucro

No meu antigo canal do Youtube enalteci o Amor-Livre em um dos meus vídeos, por se opor a forma Neoliberal e Conservadora de "Amar".

Mas esses dias no caminho de volta do trabalho, fiquei pensando comigo mesmo, para qual tipo de pessoa o Amor-Livre seria benéfico.

Se prevalecerem o Darwinismo social, a Valorização Excessiva da Extroversão, claro que a turma do topo da Pirâmide Social vigente acaba se dando bem, mas não só em aspectos econômicos, mas também os Extrovertid@s.

Para evitar uma deturpação do Amor-Livre, as regras e livres acordos devem valer para todo mundo, caso contrário cria-se algo parecido com a hipocrisia social vigente.

Nem todo mundo é extrovertid@ e/ ou tem paciência para jogos de conquista, que muitas vezes são chatos, burocráticos, e cansativos, e quem não se encaixa nesse esquema, acaba tendo de buscar alternativas, sendo uma desesperada em app's como Badoo, Lovoo, Tinder, Happn,e outros, muitas vezes sem sucesso, ou através da prostituição, por conta de tantas dificuldades impostas na hora da conquista.

Aproveito para fazer um adendo, os App's de Encontro não passam de meios para "massagear" o ego, inclusive ampliando a distância entre Homens e Mulheres.

Na Minha Visão precisa haver uma contracultura inclusiva, desprovida de Falsos Moralismos, Livre da Influência Cultural Cristã, Baseada no Consentimento(algo óbvio, mas necessário pontuar, para evitar distorções nas minhas palavras), com Relacionamentos Transparentes(pouco importando a natureza, se monogâmica ou poligâmica), para reverter os estragos causados pelo mal uso da tecnologia e pelo sistema social e econômico vigente(Capitalismo) nas relações humanas.

Outro passo nessa direção é a eliminação da Cultura do Estupro e da Cultura da "Auto-Afirmação", para haver uma liberdade responsável e equilibrada para tod@s.

E o mais importante as pessoas encontrarem relacionamentos que supram suas necessidades e vontades, e que possam viver o "Carpe Diem" em paz, sem qualquer interferência de outros individuos, do Estado, das Igrejas ou de Capitalistas.

P.S. 1) O distanciamento entre as pessoas em qualquer esfera de relação humana, só vai alimentar a Lógica do Lucro e o Sistema Capitalista, pois novos negócios serão criados a partir de promessas e da criação de miragens, algo que já está acontecendo atualmente.

P.S. 2) Esses são apenas alguns motivos que me fazem detestar o Capitalismo, por manipular as emoções humanas com a finalidade de servirem ao Lucro de uns, e a penúria de outros, numa cultura Ganha-Perde.


quarta-feira, 8 de junho de 2016

Alerta Antifascista: PL 5358/2016

O Projeto de Lei 5358/2016 do Deputado Eduardo Bolsonaro de Proibição ao Comunismo, só tem um paralelo no mundo uma lei vigente na Ucrânia, dominada pelo Nazismo faz algum tempo.

No Projeto de lei há apenas palavras de ódio, sensos comuns, e uma histeria Anticomunista que se assemelha ao Macartismo dos anos 1950, e não apenas isso, a justificativa do mesmo se baseia nas épocas que Lenin e Stalin governaram a União Soviética(que nem existe mais!), ou seja no "Frankenstein" Ideológico do Comunismo Estatista, sendo que o autor do projeto de lei, desconhece ou de forma desonesta ignora o Comunismo Pleno(Anarquismo), apenas se baseando no senso comum de Comunismo, e não na verdade Histórica.

As únicas formas de os regentes do sistema pararem a anarquia são através de leis esdruxulas, de mentiras sobre o movimento anarquista, e de repressão, e como o Capitalismo está se auto-destruindo, agora os conservadores, a Extrema-direita e a Esquerda Pelega(Partidária) tentam de diferentes forma impedir uma ascensão Libertária, que vai acontecer cedo ou tarde.

Importante frisar que as duas únicas teorias e práticas sociais e econômicas que combinam bem com o estado são o Capitalismo e o Fascismo.

Esse Projeto de Lei se equipara a Intentona Comunista(que quem assistiu aula de História na escola sabe que não foi nada mais do que uma malandragem do Getúlio Vargas para manter no poder e instaurar uma Ditadura que durou até 1945), e agora me pergunto: será que a História vai se repetir?

Projeto de Lei 5358/2016

sábado, 4 de junho de 2016

Técnologia e Livre-Mercado: Fomentados pelo Capitalismo?

Já ouvi que o Capitalismo é o sistema que promove a Tecnologia e o Livre-Mercado.Será?

Vamos começar pela tecnologia, que não é mais avançada e nem mais acessível justamente por causa da lógica do lucro( uma criação do Capitalismo), pois os carros automáticos ainda estão em fase de testes, e a energia solar(que é renovável) serem pouco utilizados.

Outro fato que fico me perguntando: Por que não existe internet de qualidade e livre em todos os lugares? A resposta é que a lógica do lucro como papel de geradora da desigualdade social e regional, posterga para o futuro o acesso a informação de diversas partes do mundo.

A lógica do lucro é inerente ao "Mundo" dos Smartphones, os maiores exemplos de Obsolescência Programada e Técnica, por serem fabricados para ficarem desfuncionais em pouco tempo, é muito provável que exista para fazer aparelhos que a bateria dure uma semana cada recarga, e com boa qualidade, mas as grandes corporações preferem utilizar componentes de baixa qualidade, para fazer girar o circulo vicioso da Economia Monetária.

Agora vamos ao Livre-Mercado que é impossível num ambiente centralizador e cuja a Economia Monetária exista e haja a necessidade do acumulo de riquezas, ou seja o Livre-Mercado é Anticapitalista em sua essência e sua origem histórica nos Primeiros Anos do Anarquismo.

Por isso não se pode se falar de Livre-Mercado Capitalista e nem de "Anarco-Capitalismo", pois esse "Frankenstein Ideológico" criado por Murray Rothbard num fusionismo bizarro, e ignorando totalmente o embate Histórico entre Anarquistas e Capitalistas, e um exemplo disso foi a prisão arbitrária, o julgamento e a execução de Nicola Sacco e Bartholomeo Vanzetti em 1926, e outro fato é que Rothbard furtou algumas das idéias de Proudhon e Kevin Carson.

Além desses fatos equiparo o "Livre-Mercado Anarco-Capitalista" ao Comunismo Estatista, na mesma tentativa de fundir Teses Libertárias a Teorias e Práticas Autoritárias.





quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pompéia e Sumaré: Exemplos de Gentrificação

Durante o Feriado fui curtir um Rock'n'Roll na Vila Madalena, porque uma amiga minha me chamou, até ai nada demais.

Mas o que vi da janela de um ônibus da mesma linha que usava para ir e voltar da escola dos 8 aos 10 anos(1993-1995),época que eu morava no Sumaré me impressionou como a Pompéia mudou tanto depois de 16 anos(pois mudei para Barueri no ano 2000), pois vi uma Lanchonete no lugar no lugar da Padaria que existia, e de como a Pizzaria que eu ia com a minha família foi transformada num restaurante sofisticado demais para o meu gosto.

Quando o ônibus passou pelo Sumaré, vi uma acadêmia daquelas badaladas, um salão de cabeleireiro ou barbeiro daqueles bem careiros, e outros serviços aburguesados.

Então minha memória me levou de volta para um sábado no ano passado que estava indo para a Op. Mais Pão Menos Opressão, e tinha passado pela Lapa para dar um rolê, depois disso dei uma passada pelo Sesc Pompéia que continuou o mesmo depois de 9 anos, pelo menos daquela vez que fui.

Passei em frente ao Shopping Pompéia Nobre que estava nas ultimas quando eu morava nas redondezas, e me deparei com ele fechado, e penso que se tornou um lugar inacessível, abandonado e morto metaforicamente.

Quando entre no Shopping Bourbon me senti um estranho no ninho, e da estrutura do Antigo Shopping Matarazzo só restou o Mc Donald's, o outro motivo é pelo fato daquele lugar ter luxos excessivos, mais do que Shopping de Alphaville.

E como a Pompeia e o Sumaré são dois bairros que morei na infância e na adolescência, posso dizer com toda a convicção que perderam o encanto com o tempo e a gentrificação.