sábado, 12 de novembro de 2016

Anarquismo é de Esquerda





Nos últimos tempos venho vendo tentativas de apropriação do termo Libertário por alas da Direita como "Anarcocapitalistas" e outros tipos de Liberais, isso já acontece faz algum tempo.

Mas a pagina Quebrando o Tabu no Facebook fez um grande desserviço ao Movimento Anarquista, postando um vídeo jogando o Anarquismo no campo da Direita Liberal(que muitas vezes é bastante conservadora), sendo que historicamente o Anarquismo é um movimento de esquerda que lutou por melhores condições de vida para a classe trabalhadora em eventos históricos como a Revolta de Haymarket(1886), a Greve Geral de 1917, a Ressureição de 1918, e esteve presente em eventos contra a exploração da classe trabalhadora.

E o Anarquismo é Libertário por justamente por rejeitar qualquer forma de governo e/ou hierarquia, tendo como um dos principios a Autogestão(A Classe Trabalhadora tomando a frente da vida política, social e econômica sem qualquer liderança), a Econômia é Não-Monetária, não há calhamaços de leis como no Comunismo Estatista e no Capitalismo; portanto o Anarquismo prega Liberdades Sociais, Individuais, Econômicas e Políticas.

Me irrita bastante essa associação de Liberdade Econômica a Direita, ao Modelo Neoliberal, e a Econômia Monetária, pois o dinheiro escraviza em vez de libertar a pessoa, pois aumentasse continuamente a quantia que se precisa para a compra da carta de alforria, algo não muito diferente da escravidão, que nós anarquistas chamamos de Escravidão Salarial, nem preciso dizer que a inflação e outros fatores naturais da econômia Capitalista aumentam o montante necessario para se ter o que os Capitalistas chamam de Independência Financeira, pois no capitalismo não existe Liberdade Econômica, pois o dinheiro é um fator de coerção, e um meio de sobrevivência volátil(por desvalorizar com o tempo e a inflação).

Prefiro tomar como Modelos de Liberdade(Econômica, Social e Política): a Comuna de Paris(1871), o Territorio Livre Mahnovista(Makhnovtchina), Auroville, a Colônia Cecilia, e Christiania.

Portanto a pagina Quebrando o Tabu prestou um grande serviço a direita com o vídeo e o link do video da pagina Quebrando o Tabu abaixo:

Video Quebrando o Tabu(Diagrama Mal Feito)

Existe o Mito de que Governo Autoritário só é de Esquerda, existiram governo autoritários de Esquerda como o de  Lenin, Stalin, Pol Pot, Mao Tse Tsung, e outros, mas também existiram Governos Autoritários de Direita como o de Hitler, Musssolini, Franco e isso sem contar as Ditaduras Militares na America Latina.

Outro tabu colocado pelo autor do vídeo postado é de que a luta por direitos sociais são fatores de centralização, uma enorme mentira, muito pelo contrário, são fatores que conferem um pouco de  autonômia as classes sociais não privilegiadas da população, portanto quem quer centralizar tudo inclusive a renda é a Direita.

O meu conceito de esquerda e direita, são os seguintes:

-Esquerda: Você é de Esquerda se luta por melhores condições de vida para a Classe Trabalhadora, sendo que existem Duas esquerdas(Libertária e Autoritária).

-Direita: Você é de Direita se defende o Status Quo e os Privilégios das Elites, sendo que também existe Duas Direitas(Liberal e Autoritária).

E muito provavelmente foi alguém da Direita Liberal que fez esse vídeo, pela ânsia de querer "transportar" o Anarquismo para o campo da Direita, numa atitude tendenciosa.

Pela memoria dos companheiros e das companheiras anarquistas que lutaram tanto por Liberdades Individuais como por Liberdades Coletivas, posso afirmar que esse revisionismo da Direita, e as besteiras Ancaps e Liberais: Não Passarão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário