terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Segredo Mortal: O Capital e o Estado

Essa obra do Escrito Robert Ludlum é um livro sobre espionagem, no qual um professor universitário chamado James Matlock a principio tem a missão de ajudar o FBI em desmantelar uma organização criminosa chamada Nimrod.
Conforme ele conduz as investigações, vai descobrindo que as coisas não são como parecem,e pessoas nas quais achava acima de qualquer suspeita, encontram-se envolvidas até a alma com Nimrod numa dependência psicológica, física e financeira com relação a Organização.
Os perigos são crescentes a cada nova descoberta de Matlock, inclusive a namorada dele(Pat) acaba envolvida nesse jogo sem querer.
Inclusive ele até contrata detetives particulares para protegerem Pat, pois Matlock não confia nada na Policia...
Ele não pode confiar no FBI por também o estar perseguindo, apesar de tê-lo "escalado" para espionar Nimrod, acusando-o de crimes não cometidos por ele.
Nimrod é a representação do Capital nesse romance, por representar como já disse antes , o dominio sobre as necessidades dos mais fragilizados, através da construção de uma relação de medo e dependência., pois Nimrod não tem piedade nem compaixão assim como certas corporações, pois na ficção Nimrod conta com a complacência da Policia de Carlylie, um paralelo com o conluio entre o PIG e a Repressão do Estado.
Nimrod em última análise é a representação do Ultra-Liberalismo("Anarco-Capitalismo"), por representar a busca desenfreada e irresponsável por dinheiro e poder, por ser anômia* e algo próximo da Monarquia ao mesmo tempo.
*Anomia: Ausência total de regras, e a única lei que reina nesse tipo de sociedade é a Lei do Mais Forte.
Nimrod também pode representar o Stalinismo, por ser impiedosa e sangrenta, acredito que esse seja o paralelo mais provavelmente feito pelo autor, por conta de esse livro ter sido escrito na década de 1970 ainda na Guerra Fria.
Em resumo Nimrod é a representação máxima da força coercitiva oculta e temida de Grandes Corporações.

 Download de Segredo Mortal de Robert Lundlum

Explicação Detalhada Sobre o Conceito de Anomia







segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Proibição de Mascaras em Protestos no Rio e em Recife:Sementes de um Regime Totalitário

Recentemente os governos municipais do Rio de Janeiro e Recife protagonizaram um episódio patético na historia brasileira ao proibir as pessoas de irem mascaradas nos protestos.
O uso de mascaras tem diversos motivos, como por exemplo se proteger da exposição as cameras invasivas da Velha Imprensa, que criminaliza em seus jornais corporativistas na TV(e em folhetins de última categoria), as pessoas, movimentos, e ideias  presentes nos protestos.
A culpa é da Velha Midia ressentida da descentralização da informação, em incitar esses arroubos autoritários de governantes que tiveram seus egos atingidos, e como déspotas arrogantes, praticam o cerceamento a Liberdade de Expressão.
Na hora que ouvi a noticia dessa censura ridícula fiquei completamente indignado com essa atitude, e as pessoas ao meu redor na hora aplaudindo essa medida típica de regimes totalitários, me deixou ainda mais revoltado com a situação, e acabei discutindo feio com esses individuos.
A Midia dos Barões que fala tanto em Liberdade de Expressão, demonstra sua paixão por regimes ditatoriais, e só não vê quem não quer.
E muito me preocupa essa tolerância de parte das pessoas com medidas ditatoriais, colocando-se uma fachada de relativismo moral, mas para mim isso não cola.
Então agora as pessoas estão proibidas de usarém mascara para demonstrarem seus ideais, se protegerem das bombas de gás lacrimogênio, dos sprays de pimenta e de possíveis perseguições das forças brutais do Estado e do Capital.
Proibir o uso de mascaras e capuzes num protesto é o mesmo que proibir que proibir pessoas de diversas religiões de utilizarem seus símbolos , e além do mais o pessoal da política partidária já leva mais um gol de placa da galera apartidária, por eles terem perdido a chance de agirem de forma coerente com os discursos que eles tiveram nos protestos de Junho.
Os caras dos partidos reclamaram da intolerância em Junho, mas agora quase três meses depois a pratica com a finalidade de censurar aqueles que pensam diferente deles.
Os legisladores com essa atitudes grotescas, se enfraquecem, e o sistema no qual eles representam apenas perde legitimidade.






domingo, 1 de setembro de 2013

Boicote: Solução Óbvia Não Praticada

Vejo muita gente que vai em manifestação contra a roubalheira nas obras faraônicas da Copa Do Mundo, e consome Coca-Cola, come no MC Lixo, e me pergunto muitas vezes como essas pessoas querem parar essa falta de vergonha, se elas mantém os caixas dos patrocinadores abarrotados, dando munição ao inimigo.
Muita gente vai em protesto Anti-Globo, mas continua comprando produtos anunciados lá, se resigna e desiste de um projeto de midia livre.
Não financiar é a melhor forma de protesto e decapitação financeira de corporações gananciosas.
Pense que ao comprar uma Coca-Cola, por exemplo, você vai estar financiando a expulsão de milhares de pessoas humildes de suas casas, por conta de desapropriações e expulsões feitas pelo governo, para a construção dos "Elefantes Brancos"(Obras Faraônicas), que são esses estádios da Copa, e com  o dinheiro público.
Se sua reclamação for o trânsito, então seja um(a) a menos a ter carro, em vez de lamentar os engarrafamentos,mas se for de sua escolha reclamar da vida, fique no seu mundinho motorizado.
Para que as mudanças tão almejadas acontecerem temos de efetuar boicotes a coisas inúteis que nos empurram, e com bravura e determinação.

P.S.: de Volta ao Blogspot, agora que eles arrumaram o problema técnico, e posso outra vez colocar figuras nos posts, e também porque o Wordpress é um login a mais para eu me lembrar diante de tantos logins para serem memorizados.