quinta-feira, 21 de março de 2013

Falacias e Suas Consequencias

Falácias basicamente são formas de quem está perdendo um debate apelar para a irracionalidade, para o senso comum e se utilizar de outros meios de sempre ter a razão.
Vamos  a 15 tipos de falacia:

1)Ad Hominem(Ataque Pessoal)= que é o classico ataque pessoal que o opositor faz ao oponente, quando está vendo que está perdendo um debate, no qual quem ataca xinga e/ ou deprecia o argumento do outro, por simples vaidade, burrice, ou para simplesmente parar de ser goleado na discussão.

Exemplo: Nunca vi tanta besteira em tão poucas palavras, seu idiota!

Consequência: Fica evidente que o atacante é desprovido de conhecimento, sabedoria, sendo ele(ela) mal resolvido(a) na vida, além de o atacante deixar o ambiente negativo de forma desnecessária, por conta de ter secreto sentimento de inferioridade com relação ao oponente.

2)Apelo a Autoridade("Do Sabe-Tudo")=Falacia carregada de mentira e arrogância, geralemnte com a utilização de titulos academicos de grupos profissionais especializados de forma genérica, ou de forma especifica, inclusive o atacante utilizando seus próprios titulos academicos e/ ou experiência profissional, ou seja é a tipica carteirada, sendo utilizadas por sujeitos que acham que sabem tudo, e nada mais precisam aprender.

Exemplo: Sou Doutor em História, formado por uma Faculdade de grande prestigio, e você não pode discutir comigo sobre o Comunismo.

Consequencia: o debate fica empobrecido por causa do sujeito que dá a clássica "carteirada" com alguém que se utiliza do formalismo para escapar da inevitavel verdade, de quanto mais sabios somos menos achamos que sabemos.

3) Do Escocês(Expulsão do Grupo)=é o tipo de falacia que procura desqualificar argumentos que fogem aos padrões comuns, com a utilização de termos absolutos para situações relaivas.

Exemplo:

A=Esses politicos corruptos, racistas, e homofóbicos tem de ser depostos.
B=Eles estão lá, porque você vota nulo(e se abstem de escolher os seus representantes), portanto você não tem direito de critica-los.

Obs: B é quem efetua a falacia praticamente querendo expulsar A do grupo de indignados com a bandalheira política pelo fato de A votar nulo.

Consequencia: gera um preconceito de seguidores de padrões ditos normais contra quem tenta inovar, e os ditos normais jogam no lixo a chance de obter novo aprendizado, e de como se defender de manipulações.

4)Do Espantalho(Midiática)=Distorção do ponto de vista do oponente levando o debate a uma parte favorável ao atacante, com a finalidade de desmoralizar o oponente através de uma argumentos falsos, criando espantalhos(distrações) para ganhar o debate, sendo que essa falácia pode ser feita através do Efeito Manada ou através de técnicas utilizadas por psicopatas.

Exemplo:

A=Temos de votar em ideias e não pessoas para solucionarmos os problemas do pais!
B=Temos de votar em pessoas para se efetuar as ideias!

Obs: B incorreu numa falacia, por nunca ter se informado sobre a Democracia Direta e  por achar a "Representativa" ( na qual temos representantes que não nos representam) ser a única certa.

Consequência: Pratica equivalente ao Bullying e ao Assédio Moral, com a finalidade de "parar" visionários, na qual a verdade é subsituida pelos praticantes dessa falácia pela mentira ouvida muitas que foi transformada em verdade(os espantalhos).

5-Apelo a Emoção= Uso da emoção para conquistar o público, para convencer  as pessoas a se juntar a uma causa ou aceitar falsos argumentos.
Exemplo:
P=Comer carne te tornar um ser humano egoista, desprovido de escrupulos.

Consequencias=a racionalidade vai pro lixo, e o debate fica piegas.

6-Redução ao Nazi-Fascismo= Argumentação falsa baseada no Nazi-Fascismo, com a finalidade de quem efetua o ataque ligar o oponente a essa politica ultra autoritária, visando desmoralizar o oponente.
 Exemplo:
 J= O Nacional-Socialismo é uma forma de Socialismo, né?
Obs: J coloca uma pseudo lógica para tentar vencer um debate a qualquer custo para defender o Capitalismo, e também por ter cabulado as aulas de História.
Consequencia: o atacante deixa evidente que está apelando feio, por estar perdendo o debate, e usa esse artificio para não ter a fraqueza de seus argumentos mais evidenciada.
Consequencia: Constrangimento desnecessario.

7-Apelo ao Preconceito=desvalorização baseada em "valores morais" dirigida ao oponente ou a grupos  reprovaveis, ou supostamente reprovaveis.

Exemplo:

C=Essas pessoas que não torcem para a Seleção Brasileira, por que não mudam de pais?

Consequência: Irritação com argumentos ridiculos sem fundamento.

8-Inversão do onus da Prova= Resposta que exige prova do oponente pelo opositor, quando o primeiro levanta um questionamento, duvida ou argumento contrário ao segundo, então o segundo fala para o primeiro levantar provas.

Exemplo:

A=Elfos existem.
B=Elfos não existem.
A=Prove que Elfos não existem.

Consequencia=Prolongação demasiada do debate.

9-Apelo a Vaidade= Tática que utiliza a adulação como uma forma de enfraquecer o oponente com falsos elogios com a finalidade de atingir o ego.

Exemplo:

A=Como um cara legal que nem você fala de Elfos, estou decepcionado.

Consequencia:O pseudo-adulador se torna o empecilho ao raciocionio do debate.

10-Argumento por Consequência=é todo argumento verdadeiro ou falso, que o sujeito viabiliza de acordo com o seu interesse, ou seja há uma manipulação no discurso de quem o pratica.

Exemplo:

L=A Obsolecencia Programada é necessaria para se ocorrer inovações técnológicas.

Consequencia=argumentos incompletos num debate, ou seja ocorre o que chamo de visão encabrestada.*

11-Estilo sem Substancia=o apelo a estrutura estética, visando desviar do assunto.

Exemplo: Se você escrevesse como Fulano, seria mais legal.

Consequência=Perde-se tempo com comparações inúteis.

12-Apelo ao Medo=todo argumento que se utiliza da pressão psicológica, da irracionalidade, para se ganhar um debate sem um argumento real, apenas associando um fato e/ou uma forma de pensar a um futuro sombrio.

Exemplo: Esses duendes vão trazer a violência a nosso vilarejo.

Consequencia=A inibição do Raciocinio e o possivel final abruto do debate sem nenhum tipo de proveito real.

13-Acidente=Utilização de generalização indevida, com a finalidade de vencer o debate através do preconceito, ou também se justificar de um erro ou de omissão através de crenças religiosas, filosóficas, políticas, etc.

Exemplo:

L=Minha Filosofia não permite salvar a vida dos mais fracos.

Consequencia=uma pessoa racional e humana se deparar com besteiras ditas por fanáticos.

14-Apelo ao Povo= argumento baseado na "massa" para tornar uma alegação verdadeira ou falsa, descartando qualquer outra forma de se buscar a verdade, como a filsofia, a economia, e outros meios cientificos e/ou empiricos baseando-se em visões padronizadas e em crendices comumente ditas, é um tipo de falacia acomodada e/ou confomrista.

A=A Voz do Povo é a Voz de Deus.

Consequencias: Efeito Manada, Visão Encarestada, Estagnação Intelectual e outros males.

15-Apelo a Força=Falacia baseada na ameaça e na coerção do oponente por parte do opositor, equipara-se ao Bullying e ao Assédio Moral, assim como a Falacia do Espantalho.

V=Se você não votar em candidato X, vou te demitir.

Consequencia=Demonstra a total incapacidade do Opositor de argumentar forma racional, por apelar ao poder financeiro, fisico ou hierárquico.

Exceção=Se tratar de algo com previsão legal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário