quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Caminho Do Meio

O caminho do meio não é o ascetismo ou a opulência, mas algo entre essas duas coisas, e esse meio não é um alto nivel de consumo, ter grandes riquezas, ou consumir as mais recentes técnologias empurradas de forma cada vez mais veloz.
Porque em nada adianta ter uma grande fortuna em dinheiro, ter os maiores luxos e prazeres, se não está realmente feliz por dentro, e o jeito de se alcançar a felicidade real, é cultivar o auto-conhecimento tomando consciência de como se está por dentro, e de como buscar a solução para seus problemas de qualquer natureza.
O caminho do meio passa longe da mortificação do que sentimos, mas sim pelo desapego e pela não-repressão de nossa emoções, pois reprimir só adia todo o processo de vivência e de auto-correção, portanto temos de aprender a "administrar" nossas emoções com equilibrio.
O não-sectarismo também é outra premissa do caminho do meio, por representar o equilibrio, e por ser a motivação de melhorarmos nossos argumentos de forma consistente e "sem ataques pessoais", além de ser util para a ampliação de horizontes em muitos campos da vida.
Ir contra a corrente do consumismo, que só traz um aumento absurdo nas necessidades humanas, o que torna as pessoas escravas das coisas materiais, e a pergunta chave é:"Será que preciso disso pra ter uma vida legal ou só estou comprando por moda?".
E no caminho do meio não há milagres ou fórmulas mágicas, há um esforço continuo de se manter o equilibrio, mesmo nos momentos de crise(como um periodo de desemprego, de aparente distancia da familia e/ou dos amigos, e uma decepção amorosa, por exemplo).
A felicidade, o resultado lógico do caminho do meio, está em não termos expectativas altas demais, mas sim viver a vida a cada dia, de cabeça erguida, enfrentando as adversidades da vida com valentia e determinação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário